Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes do formação docente: limites e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Josiane Amaral Gois-
Autor(es): dc.contributor.authorCamillo, Eliane Juraski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-09T16:37:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-09T16:37:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-09-
identificador: dc.identifier.otherUm estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433153-
Resumo: dc.description.abstractO presente encarte é resultado de uma pesquisa de mestrado denominada: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades que realizou um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante a oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores (as). Para isso, realizei um levantamento de dados dos censos internos dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20% estabelecida na legislação federal n°11.892/2008 que discorre sobre os Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, apontaram para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os limites e possibilidades para atendimento integral desta meta. Além de consulta às legislações educacionais, a pesquisa dialogou com literaturas produzidas sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos (as) docentes e das temáticas educacionais. Objetivando contribuir com o aumento do percentual de oferta de formaçáo docente apresentado nos censos dos IFs catarinenses, durante uma roda de conversa apresentei o panorama dos cursos de formação docente ofertados nos campi localizados em todo o território catarinense. Palavras-chave:Ensino. InstitutosFederais.Formação docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente.pt_BR
Título: dc.titleUm estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes do formação docente: limites e possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Redept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons