Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Josiane Amaral Gois | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Camillo, Eliane Juraski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-09T16:37:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-09T16:37:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente encarte é resultado de uma pesquisa de mestrado denominada: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades que realizou um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante a oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores (as). Para isso, realizei um levantamento de dados dos censos internos dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20% estabelecida na legislação federal n°11.892/2008 que discorre sobre os Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, apontaram para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os limites e possibilidades para atendimento integral desta meta. Além de consulta às legislações educacionais, a pesquisa dialogou com literaturas produzidas sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos (as) docentes e das temáticas educacionais. Objetivando contribuir com o aumento do percentual de oferta de formaçáo docente apresentado nos censos dos IFs catarinenses, durante uma roda de conversa apresentei o panorama dos cursos de formação docente ofertados nos campi localizados em todo o território catarinense. Palavras-chave:Ensino. InstitutosFederais.Formação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 46 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente. | pt_BR |
Título: dc.title | Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes do formação docente: limites e possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons