Centro Histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Lourdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-04T21:29:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-04T21:29:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherdissertacao definitiva.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433147-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo desenvolver uma proposição didática, para ensinar história a partir de fontes patrimoniais, incorporando o uso do patrimônio histórico local. O experimento desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rui Barbosa, localizada na Rua Joaquim Távora, 408 no bairro da Cidade Velha. Para esta pesquisa foi selecionado dois monumentos do Centro Histórico de Belém: o Forte do castelo e a Praça Frei Caetano Brandão, como espaço para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em interface com a história local. O resultado foi considerado positivo, pois, observou-se um envolvimento muito grande dos alunos com as tarefas propostas, fato que favoreceu a aprendizagem dos mesmos. Como produto educacional da dissertação o terceiro capítulo apresenta o passo a passo da proposição didática a ser utilizado no ensino de história em diferentes séries e níveis de ensino. A didática de história utilizada prevê um percurso metodológico no qual o professor será o interlocutor em diálogo com os estudantes, pois é ele que vai apresentar aos alunos as fontes que serão utilizadas, assim como, orientá-los na construção de reflexões acerca do patrimônio histórico, cujo objetivo principal é estimular a construção do conhecimento histórico em diferentes espaços da memória. Os alunos, por sua vez, serão agentes desta pesquisa, visto que terão a oportunidade de analisar diretamente as fontes e, em diversos momentos eles serão os interlocutores através das respostas que encontrarão no cruzamento das fontes a cada questão apresentada, cujo objetivo é aproximar os alunos da história local por meio do contato direto com as fontes e com temas locais. O projeto foi refletido teoricamente nos debates e nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, destacando-se a didática rüseniana em interação epistemológica com os debates sobre a educação patrimonial. O estudo do Centro Histórico de Belém/PA na perspectiva da educação patrimonial é o produto educacional, como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.-
Tamanho: dc.format.extent2,05MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Didática da História; Educação Patrimonial; História Local; Memória; Identidade.-
Título: dc.titleCentro Histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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