Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schiedeck, Silvia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Maria Cristina Caminha de Castilhos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-03T20:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-03T20:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os Institutos Federais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433129 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação profissional no Brasil, a partir de 2004, passou por uma profunda transformação e expansão, culminando com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei nº 11.892 em 29 de dezembro de 2008. Empregamos no embasamento teórico os eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando como metodologia a etnografia e técnicas específicas e próprias ao método em questão, pretendendo recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos/empíricos, esclarecendo e completando os espaços da dinâmica social histórica investigada. O produto educacional resultante desta investigação é um documentário etnográfico, em que compartilhamos o registro das narrativas e memórias dos sujeitos envolvidos na definição dessas políticas para a educação profissional nesse período, para perenizar o movimento identitário desse projeto de reestruturação da educação profissional por meio dos Institutos Federais e da própria institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa política em que a educação é considerada como direito social e uma perspectiva para o desenvolvimento do país. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 947 MB - 43 minutos | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário etnográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Título: dc.title | A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os Institutos Federais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação - produto educacional | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A origem de uma nova institucionalidade em EPT.mp4 | Produto Educacional - Documentário etnográfico | 970,43 MB | MP4 | /bitstream/capes/433129/2/A origem de uma nova institucionalidade em EPT.mp4Download |
Ficha catalográfica documentário.pdf | Ficha catalográfica | 362,08 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/433129/3/Ficha catalográfica documentário.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons