Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Alex Sandro Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Artuso, Alysson Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Frederico Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-02T04:29:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-02T04:29:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÉNCIA DIDÁTICA - PROJETO DE ENSINO PARA O GENERO REPORTAGEM — UMA PROPOSTA BASEADA NO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433123 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho como princípio educativo é conceito central na atual política de Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, por se diferenciar das concepções e práticas tradicionais de ensino, sua compreensão e implementação não necessariamente se efetivam com facilidade no processoensino-aprendizagem. Por isso, pretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar possibilidades de se pensar uma sequência didática concebida a partir das premissas do trabalho como princípio educativo nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A proposta estáem consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394/96) e demais documentos norteadores para a prática educativa nacional e, principalmente, oportuniza ao estudante vivências críticas que contribuam na transição para a educação profissional. O local de investigação foi a escola municipal de Ourinhos (SP) EMEF Adelaide Pedroso Racanello. Grande parte dos egressos desta escola continua seus estudos no Ensino Médio integrado do Centro Paula Souza – ETEC, de modo que a experiência adquirida por esses estudantes ao terem contato com o trabalho como princípio educativo ganha ainda mais relevância. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação que visou o desenvolvimento e validação dasequência didática (SD), aplicada com alunos do 7º ano do ensino fundamental,para trabalhar conteúdos da língua portuguesa em um viés interdisciplinar a partir do trabalho como princípio educativo. Para operacionalizar e organizar as atividades da SD, optou-se pelo uso da metodologia de projetos de ensino. Dessa forma, esse trabalho como resultado de uma pesquisa prática, mostrou que a SD é uma ferramenta para o professor repensar o currículo de forma a abordar o trabalho como princípio educativo. Os alunos conseguiram vivenciar conceitos importantes que permeiam o currículo integral defendido também para a EPT, tais como: associação entre trabalho, ciência e cultura; pesquisa como princípio pedagógico e compreensão do conhecimento em sua totalidade e não de forma fragmentada. Diante disso, observou-se que os alunos adquiriram e desenvolveram novos conhecimentos, exerceram uma posição ativa no processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo a autonomia e a criticidade, se declararam satisfeitos e conscientes com os princípios educativos adotados e com a contextualização com o mundo do trabalho | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 854KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio educativo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | “Projetos de ensino e trabalho como princípio educativo na educação básica: possibilidades de aplicação e intervenção.” - SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | REDAÇÃO DE PESQUISA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons