“Projetos de ensino e trabalho como princípio educativo na educação básica: possibilidades de aplicação e intervenção.” - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Alex Sandro Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorArtuso, Alysson Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Frederico Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-02T04:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-02T04:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÉNCIA DIDÁTICA - PROJETO DE ENSINO PARA O GENERO REPORTAGEM — UMA PROPOSTA BASEADA NO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433123-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho como princípio educativo é conceito central na atual política de Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, por se diferenciar das concepções e práticas tradicionais de ensino, sua compreensão e implementação não necessariamente se efetivam com facilidade no processoensino-aprendizagem. Por isso, pretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar possibilidades de se pensar uma sequência didática concebida a partir das premissas do trabalho como princípio educativo nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A proposta estáem consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394/96) e demais documentos norteadores para a prática educativa nacional e, principalmente, oportuniza ao estudante vivências críticas que contribuam na transição para a educação profissional. O local de investigação foi a escola municipal de Ourinhos (SP) EMEF Adelaide Pedroso Racanello. Grande parte dos egressos desta escola continua seus estudos no Ensino Médio integrado do Centro Paula Souza – ETEC, de modo que a experiência adquirida por esses estudantes ao terem contato com o trabalho como princípio educativo ganha ainda mais relevância. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação que visou o desenvolvimento e validação dasequência didática (SD), aplicada com alunos do 7º ano do ensino fundamental,para trabalhar conteúdos da língua portuguesa em um viés interdisciplinar a partir do trabalho como princípio educativo. Para operacionalizar e organizar as atividades da SD, optou-se pelo uso da metodologia de projetos de ensino. Dessa forma, esse trabalho como resultado de uma pesquisa prática, mostrou que a SD é uma ferramenta para o professor repensar o currículo de forma a abordar o trabalho como princípio educativo. Os alunos conseguiram vivenciar conceitos importantes que permeiam o currículo integral defendido também para a EPT, tais como: associação entre trabalho, ciência e cultura; pesquisa como princípio pedagógico e compreensão do conhecimento em sua totalidade e não de forma fragmentada. Diante disso, observou-se que os alunos adquiriram e desenvolveram novos conhecimentos, exerceram uma posição ativa no processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo a autonomia e a criticidade, se declararam satisfeitos e conscientes com os princípios educativos adotados e com a contextualização com o mundo do trabalhopt_BR
Tamanho: dc.format.extent854KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio educativo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Título: dc.title“Projetos de ensino e trabalho como princípio educativo na educação básica: possibilidades de aplicação e intervenção.” - SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineREDAÇÃO DE PESQUISApt_BR
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