Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Leila de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-07-03T19:05:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-07-03T19:05:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: “LUGARES DE MEMÓRIA REVISITADOS NA CIDADE DE CÁCERES-MT” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433108 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho procuramos desenvolver uma análise sobre o ensino de História a partir da experiência vivenciada na universidade, sua aplicação diária nas escolas e os desafios enfrentados pelos professores. Desta forma procuramos estabelecer uma relação de proximidade entre o chamado saber acadêmico e o saber escolar. Na multiplicidade de questões, escolhemos como problematizações fundamentais: como ensinar História a alunos do Ensino Médio, atribuindo sentidos e significados ao trabalho desenvolvido em sala de aula? Tendo este ponto por referência, enfrentamos os seguintes desafios: o que pesquisar? Quais fontes e métodos utilizar? Foi fazendo esse exercício que reelaboramos e repensamos algumas experiências, filtrando e depurando uma possível aplicação do ―ensinar e aprender história‖. A pesquisa teve como pressuposto teórico a História Cultural, com foco na história local em lugares de memória existentes na cidade de Cáceres em Mato Grosso. Nosso locus é precisamente o conflito entre o Brasil e o Paraguai no século XIX, relembrado, ainda hoje, por festividades de caráter religioso que rememoram esta passagem do fato histórico. Neste estudo, inserimos a perspectiva micro que faz referência à ―tapagem‖ no interior de uma análise mais ampla, considerando as características deste enfrentamento bélico. As experiências em sala de aula forneceram rico material para reflexões e abordagens teóricas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que se refere ao ensino de História, foram indicadores importantes que serviram de referencial indispensável para possibilitar a utilização do estudo ―local‖, como base para estabelecer relação dos conteúdos com a vida cotidiana dos alunos, sem perder o horizonte de análise na abordagem do geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lugares de Memórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: “LUGARES DE MEMÓRIA REVISITADOS NA CIDADE DE CÁCERES/MT” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons