HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: “LUGARES DE MEMÓRIA REVISITADOS NA CIDADE DE CÁCERES/MT”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Leila de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-07-03T19:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-07-03T19:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: “LUGARES DE MEMÓRIA REVISITADOS NA CIDADE DE CÁCERES-MT”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433108-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho procuramos desenvolver uma análise sobre o ensino de História a partir da experiência vivenciada na universidade, sua aplicação diária nas escolas e os desafios enfrentados pelos professores. Desta forma procuramos estabelecer uma relação de proximidade entre o chamado saber acadêmico e o saber escolar. Na multiplicidade de questões, escolhemos como problematizações fundamentais: como ensinar História a alunos do Ensino Médio, atribuindo sentidos e significados ao trabalho desenvolvido em sala de aula? Tendo este ponto por referência, enfrentamos os seguintes desafios: o que pesquisar? Quais fontes e métodos utilizar? Foi fazendo esse exercício que reelaboramos e repensamos algumas experiências, filtrando e depurando uma possível aplicação do ―ensinar e aprender história‖. A pesquisa teve como pressuposto teórico a História Cultural, com foco na história local em lugares de memória existentes na cidade de Cáceres em Mato Grosso. Nosso locus é precisamente o conflito entre o Brasil e o Paraguai no século XIX, relembrado, ainda hoje, por festividades de caráter religioso que rememoram esta passagem do fato histórico. Neste estudo, inserimos a perspectiva micro que faz referência à ―tapagem‖ no interior de uma análise mais ampla, considerando as características deste enfrentamento bélico. As experiências em sala de aula forneceram rico material para reflexões e abordagens teóricas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que se refere ao ensino de História, foram indicadores importantes que serviram de referencial indispensável para possibilitar a utilização do estudo ―local‖, como base para estabelecer relação dos conteúdos com a vida cotidiana dos alunos, sem perder o horizonte de análise na abordagem do geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLugares de Memóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: “LUGARES DE MEMÓRIA REVISITADOS NA CIDADE DE CÁCERES/MT”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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