
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DOS ANJOS, LUIZ CARLOS GIACHELLO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-25T17:49:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-25T17:49:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433056 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse material tem como objetivo contribuir com o ensino da Química no Ensino Médio, refere-se ao estudo do conceito Átomo fundamentado na História e Epistemologia da Ciência. O Produto Educacional (PE), trata-se de uma sequência didática cuja fundamentação teórica é um resgaste Histórico Epistemológico do conceito Átomo, iniciando dos filósofos gregos, passando por Dalton, Thomson, Rutherford e finalmente Bohr, fornecendo condições para aplicação deste material. Tendo como base teórica para a aprendizagem a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel que destaca que o principal fator da aprendizagem significativa é o que ele já sabe e que o novo conhecimento ou a nova informação se ancorará, para se agregar no cognitivo do aluno. Essa perspectiva demostra a importância do que o aluno já sabe para a aprendizagem de um novo conceito. Considera-se como meio de avaliação, deste material, a construção de mapas conceituais, cartas e a atividade I (Comparação entre os filósofos naturalistas e atomistas). Com essas atividades, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conceito Átomo e observar a ampliação do seu conhecimento, no decorrer da aplicação desse PE. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 676 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .docx | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceito Átomo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Visão Histórico-Epistemológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Título: dc.title | CONCEITO ÁTOMO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | |||
|---|---|---|---|
| Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática.docx | 676.06 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/433056/1/Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: