Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DOS ANJOS, LUIZ CARLOS GIACHELLO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-25T17:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-25T17:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433056 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material tem como objetivo contribuir com o ensino da Química no Ensino Médio, refere-se ao estudo do conceito Átomo fundamentado na História e Epistemologia da Ciência. O Produto Educacional (PE), trata-se de uma sequência didática cuja fundamentação teórica é um resgaste Histórico Epistemológico do conceito Átomo, iniciando dos filósofos gregos, passando por Dalton, Thomson, Rutherford e finalmente Bohr, fornecendo condições para aplicação deste material. Tendo como base teórica para a aprendizagem a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel que destaca que o principal fator da aprendizagem significativa é o que ele já sabe e que o novo conhecimento ou a nova informação se ancorará, para se agregar no cognitivo do aluno. Essa perspectiva demostra a importância do que o aluno já sabe para a aprendizagem de um novo conceito. Considera-se como meio de avaliação, deste material, a construção de mapas conceituais, cartas e a atividade I (Comparação entre os filósofos naturalistas e atomistas). Com essas atividades, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conceito Átomo e observar a ampliação do seu conhecimento, no decorrer da aplicação desse PE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 676 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .docx | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito Átomo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visão Histórico-Epistemológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Título: dc.title | CONCEITO ÁTOMO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | |||
---|---|---|---|
Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática.docx | 676,06 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/433056/1/Conceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didática.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: