CONCEITO ÁTOMO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS ANJOS, LUIZ CARLOS GIACHELLO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-25T17:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-25T17:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
identificador: dc.identifier.otherConceito Átomo - Proposta de Uma Sequência Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433056-
Resumo: dc.description.abstractEsse material tem como objetivo contribuir com o ensino da Química no Ensino Médio, refere-se ao estudo do conceito Átomo fundamentado na História e Epistemologia da Ciência. O Produto Educacional (PE), trata-se de uma sequência didática cuja fundamentação teórica é um resgaste Histórico Epistemológico do conceito Átomo, iniciando dos filósofos gregos, passando por Dalton, Thomson, Rutherford e finalmente Bohr, fornecendo condições para aplicação deste material. Tendo como base teórica para a aprendizagem a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel que destaca que o principal fator da aprendizagem significativa é o que ele já sabe e que o novo conhecimento ou a nova informação se ancorará, para se agregar no cognitivo do aluno. Essa perspectiva demostra a importância do que o aluno já sabe para a aprendizagem de um novo conceito. Considera-se como meio de avaliação, deste material, a construção de mapas conceituais, cartas e a atividade I (Comparação entre os filósofos naturalistas e atomistas). Com essas atividades, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do conceito Átomo e observar a ampliação do seu conhecimento, no decorrer da aplicação desse PE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent676 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.docxpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito Átomopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisão Histórico-Epistemológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleCONCEITO ÁTOMO: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino