O nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Carlos Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-24T16:13:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-24T16:13:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Livro didático_Eduardo Miranda_VERSÃO FINAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433011-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo averiguar de que maneira o nazismo, enquanto conteúdo curricular, pode contribuir para o ensino de história tendo em vista determinadas demandas do tempo presente. Partindo de pressupostos teóricos que abrangem as ideias de presentismo, função social do livro didático e consciência histórica, as abordagens sobre o tema feitas nas obras didáticas de história, em particular do Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018, passam a ser o foco de investigação, tendo como finalidade última a proposta de um ensino reflexivo que ajude o aluno a orientar-se para a vida prática. Assim, o diálogo proposto entre o saber histórico acadêmico e o escolar são complementares e possibilitam discutir o totalitarismo alemão, tema erroneamente dado como encerrado no passado histórico, a partir de problemas da realidade em que a escola e seus sujeitos estão inseridos, direta ou indiretamente, tais como racismo, intolerância, xenofobia e participação política. Posteriormente, então, será possível concretizar a proposta pedagógica de produção de uma revista eletrônica na qual o tema “nazismo” seja analisado dentro dessa relação com o mundo vivido, a fim de que o aluno compreenda o assunto a partir de seu próprio tempo.-
Tamanho: dc.format.extent7,02MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Livro Didático; Nazismo; Narrativa; Tempo Presente.-
Título: dc.titleO nazismo nos livros didáticos de história brasileiros: contribuições para uma história do tempo presente.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons