Investigação Científica nas Ciências Humanas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Gabriella Rossetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-18T20:00:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-18T20:00:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
identificador: dc.identifier.otherE-book Investigação Científica nas Ciências Humanaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432978-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Investigação Científica nas Ciências Humanas - Parte 1” traz diversos estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma profícua, para o leque de temas que envolvem o campo das ciência humanas. O papel da investigação científica é amplamente debatido em todos os países desenvolvidos e consequentemente, faz parte de todas as agendas políticas. Assumamos, pois, a importância da investigação científica que levamos a cabo pela pertinência dos estudos desenvolvidos face à de outros, e pelo impacto dos resultados junto da comunidade científica. No caso da investigação científica em educação, é muito acentuada a relação entre investigação e política ou, se assim se quiser pensar, a dimensão política da investigação. Com efeito, a escolha dos temas reflete as preocupações dos investigadores, seja no aprofundamento de referenciais teóricos, seja na compreensão de problemas educativos e formas de os resolver. É possível afirmar que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. Entretanto, isto não pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador, isolandose no espaço da produção científica. Por vezes, há professores que se afastam do ensino, por estratégia, ou seja, porque do contrário não há tempo para pesquisa. Outros, porém, induzem à formação de uma casta, que passa a ver no ensino algo secundário e menor. Se a pesquisa é a razão do ensino, vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa, se não quisermos alimentar a ciência como prepotência a serviço de interesses particulares. Transmitir conhecimento deve fazer parte do mesmo ato de pesquisa, seja sob a ótica de dar aulas, seja como socialização do saber, seja como divulgação socialmente relevante. (DEMO, 2001) Para que se tenha um progresso na qualidade do ensino nos seus diversos nível é necessário que a pesquisa exerça o papel principal dentro e fora de sala de aula, e que apresente um elo para com a prática pedagógica do docente, promovendo uma formação crítica e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.562 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCientíficapt_BR
Título: dc.titleInvestigação Científica nas Ciências Humanaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais