Investigação Científica nas Ciências Humanas 2

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Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Gabriella Rossetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-18T19:57:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-18T19:57:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
identificador: dc.identifier.otherE-book Investigação Científica nas Ciências Humanas 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432977-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Investigação Científica nas Ciências Humanas -Parte 2” traz capítulos com diversos estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma profícua, para o leque de temas que envolvem o campo da educação. O papel da investigação científica é amplamente debatido em todos os países desenvolvidos e consequentemente, faz parte de todas as agendas políticas. Assumamos, pois, a importância da investigação científica que levamos a cabo pela pertinência dos estudos desenvolvidos face de outros, e pelo impacto dos resultados junto da comunidade científica. No caso da investigação científica em educação, é muito acentuada a relação entre investigação e política ou, se assim se quiser pensar, a dimensão política da investigação. Com efeito, a escolha dos temas reflete as preocupações dos investigadores, seja no aprofundamento de referenciais teóricos, seja na compreensão de problemas educativos e formas de os resolver. É possível afirmar que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. Entretanto, isto não pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador, isolando-se no espaço da produção científica. Por vezes, há professores que se afastam do ensino, por estratégia, ou seja, porque do contrário não há tempo para pesquisa. Outros, porém, induzem à formação de uma casta, que passa a ver no ensino algo secundário e menor. Se a pesquisa é a razão do ensino, vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa, se não quisermos alimentar a ciência como prepotência a serviço de interesses particulares. Transmitir conhecimento deve fazer parte do mesmo ato de pesquisa, seja sob a ótica de dar aulas, seja como socialização do saber, seja como divulgação socialmente relevante. (DEMO, 2001) Para que se tenha um progresso na qualidade do ensino nos seus diversos nível é necessário que a pesquisa exerça o papel principal dentro e fora de sala de aula, e que apresente um elo para com a práticapedagógica do docente, promovendo uma formação crítica e reflexiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.718 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCientíficapt_BR
Título: dc.titleInvestigação Científica nas Ciências Humanas 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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