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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Gabriella Rossetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-18T19:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-18T19:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Investigação Científica nas Ciências Humanas 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra “Investigação Científica nas Ciências Humanas -Parte 2” traz capítulos com diversos estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma profícua, para o leque de temas que envolvem o campo da educação. O papel da investigação científica é amplamente debatido em todos os países desenvolvidos e consequentemente, faz parte de todas as agendas políticas. Assumamos, pois, a importância da investigação científica que levamos a cabo pela pertinência dos estudos desenvolvidos face de outros, e pelo impacto dos resultados junto da comunidade científica. No caso da investigação científica em educação, é muito acentuada a relação entre investigação e política ou, se assim se quiser pensar, a dimensão política da investigação. Com efeito, a escolha dos temas reflete as preocupações dos investigadores, seja no aprofundamento de referenciais teóricos, seja na compreensão de problemas educativos e formas de os resolver. É possível afirmar que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. Entretanto, isto não pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador, isolando-se no espaço da produção científica. Por vezes, há professores que se afastam do ensino, por estratégia, ou seja, porque do contrário não há tempo para pesquisa. Outros, porém, induzem à formação de uma casta, que passa a ver no ensino algo secundário e menor. Se a pesquisa é a razão do ensino, vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa, se não quisermos alimentar a ciência como prepotência a serviço de interesses particulares. Transmitir conhecimento deve fazer parte do mesmo ato de pesquisa, seja sob a ótica de dar aulas, seja como socialização do saber, seja como divulgação socialmente relevante. (DEMO, 2001) Para que se tenha um progresso na qualidade do ensino nos seus diversos nível é necessário que a pesquisa exerça o papel principal dentro e fora de sala de aula, e que apresente um elo para com a práticapedagógica do docente, promovendo uma formação crítica e reflexiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.718 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Científica | pt_BR |
Título: dc.title | Investigação Científica nas Ciências Humanas 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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E-book-Investigacao-Cientifica-nas-Ciencias-Humans-2.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432977/1/E-book-Investigacao-Cientifica-nas-Ciencias-Humans-2.pdfDownload |
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