Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bender, Alessandra Bernardes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Marimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-18T14:12:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-18T14:12:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Unidade Didatica Ingles | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432976 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional se insere na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e sua tipologia na área de Ensino se enquadra como Proposta de Ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.), de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A Educação Profissional e Tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação, sendo que a presente unidade didática se destina a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O educando de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio deve ter contemplada a sua formação geral, visto que a etapa da Educação Básica em que se encontra é o Ensino Médio, e a sua formação profissional, visto ter optado por um curso técnico simultaneamente. A unidade didática aqui apresentada busca integrar as formações geral e técnica dentro de uma abordagem de ensino crítico da língua estrangeira inglês para um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná. Os instrumentos para a coleta de dados envolveram a leitura e análise do Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Paraná, do Projeto Pedagógico do curso em questão, do Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (QECR) para a identificação das competências linguísticas necessárias para qualificar a intervenção social dos participantes e textos sobre a Abordagem Crítica de Ensino e o Inglês para Fins Específicos. O resultado foi uma unidade didática constituída de dez planos de aula integrados que promovem discussões sistematizadas em inglês sobre temas relevantes da área técnica do curso, a análise de textos escritos em inglês que questionam valores, atitudes e ações de senso comum na área profissional, simulações em inglês de situações em ambiente profissional que abordam os saberes profissionais, uma intervenção em um contexto profissional real e a publicização dos resultados da intervenção em mídias sociais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.01MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem de ensino-aprendizagem de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais | - |
Título: dc.title | Unidade Didática de Inglês Integrada à Área de Informática: Integrando temáticas da área técnica a competências linguísticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Unidade Didatica_Ingles.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432976/4/Produto_Educacional_Unidade Didatica_Ingles.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons