Unidade Didática de Inglês Integrada à Área de Informática: Integrando temáticas da área técnica a competências linguísticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorBender, Alessandra Bernardes-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-18T14:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-18T14:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Unidade Didatica Ingles-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432976-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional se insere na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e sua tipologia na área de Ensino se enquadra como Proposta de Ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção etc.), de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A Educação Profissional e Tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação, sendo que a presente unidade didática se destina a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O educando de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio deve ter contemplada a sua formação geral, visto que a etapa da Educação Básica em que se encontra é o Ensino Médio, e a sua formação profissional, visto ter optado por um curso técnico simultaneamente. A unidade didática aqui apresentada busca integrar as formações geral e técnica dentro de uma abordagem de ensino crítico da língua estrangeira inglês para um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná. Os instrumentos para a coleta de dados envolveram a leitura e análise do Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Paraná, do Projeto Pedagógico do curso em questão, do Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (QECR) para a identificação das competências linguísticas necessárias para qualificar a intervenção social dos participantes e textos sobre a Abordagem Crítica de Ensino e o Inglês para Fins Específicos. O resultado foi uma unidade didática constituída de dez planos de aula integrados que promovem discussões sistematizadas em inglês sobre temas relevantes da área técnica do curso, a análise de textos escritos em inglês que questionam valores, atitudes e ações de senso comum na área profissional, simulações em inglês de situações em ambiente profissional que abordam os saberes profissionais, uma intervenção em um contexto profissional real e a publicização dos resultados da intervenção em mídias sociais.-
Tamanho: dc.format.extent2.01MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem de ensino-aprendizagem de inglês-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didática-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais-
Título: dc.titleUnidade Didática de Inglês Integrada à Área de Informática: Integrando temáticas da área técnica a competências linguísticas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
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