Refletindo sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorCampolin, Luciane-
Autor(es): dc.contributor.authorRaymundo, Gislene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-14T18:23:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-14T18:23:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
identificador: dc.identifier.otherRefletindo sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432947-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho objetivou identificar e analisar como os trabalhadores-estudantes e os docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador compreendem e vivenciam a avaliação no processo de ensino aprendizagem. Consideramos o estudo dessa temática de extrema necessidade, dada a importância da avaliação como elemento norteador no processo de ensino e aprendizagem e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa contemplando a modalidade estudo de caso. Participaram desse estudo 20(vinte) estudantes e 04 (quatro) docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções distintas. Uma, onde a avaliação é entendida como forma de “medida” para classificação e seleção dos estudantes em aptos e não aptos. Em contraposição a essa concepção, emerge do discurso de alguns docentes e discentes, a avaliação concebida como bússola orientadora do processo de ensino e aprendizagem, cuja função é o diagnóstico para a tomada de decisão e intervenção. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos professores em modificar suas concepções e práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de processos formativos, o que resultou no produto educacional desta investigação, uma proposta formativa para os docentes que atuam no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador, implementada através de três oficinas presenciais. A realização desses encontros serviu como elemento impulsionador de mudança, tendo em vista que proporcionou aos participantes momentos de estudo, de pesquisa, de trabalho coletivo e compartilhado, de reflexão crítica e sistematizada. Intencionou-se com essa pesquisa a reflexão sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, criando condições para se promover a educação enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttp://www.lucianecampolin.com.br/produtoeducacional/-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais-
Título: dc.titleRefletindo sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typeportal-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional-
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