Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campolin, Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raymundo, Gislene | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-14T18:23:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-14T18:23:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Refletindo sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432947 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou identificar e analisar como os trabalhadores-estudantes e os docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador compreendem e vivenciam a avaliação no processo de ensino aprendizagem. Consideramos o estudo dessa temática de extrema necessidade, dada a importância da avaliação como elemento norteador no processo de ensino e aprendizagem e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa contemplando a modalidade estudo de caso. Participaram desse estudo 20(vinte) estudantes e 04 (quatro) docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções distintas. Uma, onde a avaliação é entendida como forma de “medida” para classificação e seleção dos estudantes em aptos e não aptos. Em contraposição a essa concepção, emerge do discurso de alguns docentes e discentes, a avaliação concebida como bússola orientadora do processo de ensino e aprendizagem, cuja função é o diagnóstico para a tomada de decisão e intervenção. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos professores em modificar suas concepções e práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de processos formativos, o que resultou no produto educacional desta investigação, uma proposta formativa para os docentes que atuam no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador, implementada através de três oficinas presenciais. A realização desses encontros serviu como elemento impulsionador de mudança, tendo em vista que proporcionou aos participantes momentos de estudo, de pesquisa, de trabalho coletivo e compartilhado, de reflexão crítica e sistematizada. Intencionou-se com essa pesquisa a reflexão sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, criando condições para se promover a educação enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | http://www.lucianecampolin.com.br/produtoeducacional/ | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutos Federais | - |
Título: dc.title | Refletindo sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons