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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Telles, Helyom Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-10T13:09:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-10T13:09:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | EMPATIA HISTÓRICA E JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivos discutir o potencial dos jogos digitais enquanto instância mediadora para o ensino de História a partir do referencial teórico da educação histórica, investigar a relação entre jogos digitais e empatia histórica e compreender como o recurso à empatia histórica poderia contribuir para o ensino de História. O trabalho concluiu que os videogames podem ser utilizados para promover cada uma das operações necessárias à empatia histórica. Os processos de identificação com avatar podem estimular o desenvolvimento de padrões comportamentais e juízos morais nos estudantes. Com base na discussão teórica sobre Jogos digitais, educação histórica e empatia histórica, organizei uma experiência de ensino aplicada junto a uma turma do terceiro ano de Agroecologia do Instituto Federal Baiano - Campus Serrinha, na qual atuava como docente da disciplina História, consistindo em uma pesquisa participante engajada, ou um processo de investigação-ação, com o objetivo de aprimorar minha prática profissional, A experiência teve como resultado positivo o aumento substancial da motivação e do interesse dos estudantes em relação ao curso. Os resultados do processo de investigação-ação possibilitaram o desenvolvimento de modelo de avaliação da empatia histórica em jogos digitais baseado no conceito bidimensional de empatia para avaliar as possibilidades de aprendizagem que podem ser construídas no sentido de promover as operações necessárias à empatia histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Educação Histórica; Jogos Digitais; Empatia Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | EMPATIA HISTÓRICA E JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Helyom - versão final.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432923/2/Dissertação Helyom - versão final.pdfDownload |
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