Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Júpiter C. da Roza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Cleci T. Werner da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Johnny Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-09T13:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-09T13:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Texto de apoio para professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432903 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto refere-se a um material de apoio para professores de Física que atuam no ensino médio e está vinculada a dissertação de mestrado intitulada “Calendário Cósmico e a Física Nuclear”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. O objetivo do material é servir de subsídio para a elaboração de atividades relacionadas ao tópico de Física Nuclear abordados no ensino médio, oportunizando a sua contextualização a partir do Calendário Cósmico. Nesta perspectiva, destacamos que o texto representa um compilado de informações que julgamos ser pertinente ao professor para estabelecer relações entre a Física Nuclear e a Astronomia, evidenciando o processo de contextualização do saber. O texto que se apresenta não tem a pretensão de servir de apostila ou semelhante para ser utilizado por estudantes do ensino médio, tampouco tem a pretensão de servir de texto referência para que os professores construam seus conhecimentos relativos os conteúdos contemplados. Seu intuito está tão somente em reunir um conjunto de informações e estruturá-los didaticamente, servindo de referencial metodológico para os professores do ensino médio. O texto produzido está organizado seguindo o Calendário Cósmico como proposto por Carl Sagan, sendo que inicialmente são apresentadas as razões da escolha deste calendário como referencial para abordar Física Nuclear; na sequência, é apresentado uma breve introdução histórica da evolução dos conhecimentos em Física com objetivo de situar o leitor em termos dos aspectos a serem contemplados na discussão que está por vir; e, na continuidade, são apresentados os tópicos em estudo estruturados de acordo com o Calendário Cósmico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Calendário Cósmico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física Nuclear | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Calendário Cósmico e a FísicaNuclear | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Calendário Cósmico e Física Nuclear.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432903/2/Calendário Cósmico e Física Nuclear.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons