AS MULHERES NA HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS/BA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFelizardo, Sara Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-07T14:52:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-07T14:52:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
identificador: dc.identifier.otherAS MULHERES NA HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS/BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432888-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar como a história das mulheres é apresentada nos livros didáticos de História, destinados às alunas e alunos do Ensino Fundamental II. Para isso, foi analisada a coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Junior (2015). A escolha pela coleção justifica-se por ter sido a escolhida e adotada por 2/3 dos colégios municipais de Cruz das Almas/BA, município locus da pesquisa. Na primeira etapa do trabalho, buscamos compreender como as relações de gênero são construídas e de que maneira refletem na disciplina e no livro didático de História. Os documentos reguladores do Programa Nacional do Livro Didático foram analisados no capítulo seguinte, com o intuito de verificar se a história das mulheres consta entre as exigências do Programa. Em seguida, ao analisar os volumes da coleção História, Sociedade e Cidadania, destinados ao Ensino Fundamental II, procuramos analisar como a participação das mulheres nos diferentes processos históricos é apresentada nos livros didáticos de História, constituindo-se, assim, a identificação do problema. A partir do que foi identificado, podemos perceber que na história apresentada nos livros didáticos as mulheres majoritariamente ainda aparecem à margem e de forma descontextualiza, afastadas do texto principal, ou seja, as mulheres ainda não são devidamente representadas nos livros didáticos como sujeito histórico. Por último, com o intuito de abordar o problema, discutimos a utilização dos jogos para o Ensino de História e propomos como produto um jogo de cartas com personagens femininas, como possibilidade de trabalhar a história das mulheres nas salas de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent100MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Gênero. Produção e difusão de narrativas históricas. Livro didático de História. História das Mulheres.pt_BR
Título: dc.titleAS MULHERES NA HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS/BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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