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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Felizardo, Sara Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-07T14:52:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-07T14:52:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS MULHERES NA HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS/BA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar como a história das mulheres é apresentada nos livros didáticos de História, destinados às alunas e alunos do Ensino Fundamental II. Para isso, foi analisada a coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Junior (2015). A escolha pela coleção justifica-se por ter sido a escolhida e adotada por 2/3 dos colégios municipais de Cruz das Almas/BA, município locus da pesquisa. Na primeira etapa do trabalho, buscamos compreender como as relações de gênero são construídas e de que maneira refletem na disciplina e no livro didático de História. Os documentos reguladores do Programa Nacional do Livro Didático foram analisados no capítulo seguinte, com o intuito de verificar se a história das mulheres consta entre as exigências do Programa. Em seguida, ao analisar os volumes da coleção História, Sociedade e Cidadania, destinados ao Ensino Fundamental II, procuramos analisar como a participação das mulheres nos diferentes processos históricos é apresentada nos livros didáticos de História, constituindo-se, assim, a identificação do problema. A partir do que foi identificado, podemos perceber que na história apresentada nos livros didáticos as mulheres majoritariamente ainda aparecem à margem e de forma descontextualiza, afastadas do texto principal, ou seja, as mulheres ainda não são devidamente representadas nos livros didáticos como sujeito histórico. Por último, com o intuito de abordar o problema, discutimos a utilização dos jogos para o Ensino de História e propomos como produto um jogo de cartas com personagens femininas, como possibilidade de trabalhar a história das mulheres nas salas de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 100MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Gênero. Produção e difusão de narrativas históricas. Livro didático de História. História das Mulheres. | pt_BR |
Título: dc.title | AS MULHERES NA HISTÓRIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ DAS ALMAS/BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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