Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kolinski, Marizete Kasiorowski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-05T18:54:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-05T18:54:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIZETE KASIOROWSKI .pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432870 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propôs-se a desenvolver possibilidades pedagógicas no ensino de História a partir da temática “Imigração Polonesa”, o qual desenvolveu-se na colônia agrícola Água Branca, situada no município de São Mateus do Sul/PR, fundada por integrantes desse grupo étnico, vindos da Região da Mazóvia. Buscou-se desenvolver uma metodologia embasada na inserção dos estudantes na história de seus antepassados a partir de suas vivências, propiciando a conscientização da historicidade do seu grupo. Para tanto, os conceitos de memória e identidade foram norteadores, tomando-se a ideia de que a memória é um elemento que desenvolve o sentimento de identidade individual ou coletiva, mesmo sendo uma referência dinâmica e passível de transformações, diferenças e inconstâncias. Pensando nas particularidades desse grupo, a memória dos mais velhos foi buscada e ouvida para revelar uma história oculta que contribuiu para o desenvolvimento da localidade. Apoiada em referências bibliográficas e documental, foi possível alcançar o embasamento necessário para a construção de uma metodologia, que abrangesse possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de História. Pretendeu-se a partir desta proposta pedagógica, demonstrar como a abordagem no ensino de História, contemplando a memória, a identidade e a História Local, contribui para auxiliar o educando a olhar historicamente seu local de vivência e pensar criticamente sobre seu passado, concedendo significado ao presente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.48 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imigração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching History | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Immigration | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Local History | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | pt_BR |
Título: dc.title | IMIGRAÇÃO POLONESA NA COLÔNIA ÁGUA BRANCA: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIZETE KASIOROWSKI .pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432870/2/MARIZETE KASIOROWSKI .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons