IMIGRAÇÃO POLONESA NA COLÔNIA ÁGUA BRANCA: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS

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Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKolinski, Marizete Kasiorowski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-05T18:54:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-05T18:54:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
identificador: dc.identifier.otherMARIZETE KASIOROWSKI .pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432870-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho propôs-se a desenvolver possibilidades pedagógicas no ensino de História a partir da temática “Imigração Polonesa”, o qual desenvolveu-se na colônia agrícola Água Branca, situada no município de São Mateus do Sul/PR, fundada por integrantes desse grupo étnico, vindos da Região da Mazóvia. Buscou-se desenvolver uma metodologia embasada na inserção dos estudantes na história de seus antepassados a partir de suas vivências, propiciando a conscientização da historicidade do seu grupo. Para tanto, os conceitos de memória e identidade foram norteadores, tomando-se a ideia de que a memória é um elemento que desenvolve o sentimento de identidade individual ou coletiva, mesmo sendo uma referência dinâmica e passível de transformações, diferenças e inconstâncias. Pensando nas particularidades desse grupo, a memória dos mais velhos foi buscada e ouvida para revelar uma história oculta que contribuiu para o desenvolvimento da localidade. Apoiada em referências bibliográficas e documental, foi possível alcançar o embasamento necessário para a construção de uma metodologia, que abrangesse possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de História. Pretendeu-se a partir desta proposta pedagógica, demonstrar como a abordagem no ensino de História, contemplando a memória, a identidade e a História Local, contribui para auxiliar o educando a olhar historicamente seu local de vivência e pensar criticamente sobre seu passado, concedendo significado ao presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImigraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Historypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImmigrationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLocal Historypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemorypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentitypt_BR
Título: dc.titleIMIGRAÇÃO POLONESA NA COLÔNIA ÁGUA BRANCA: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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