O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970)

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Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Solange-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-03T19:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-03T19:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-29-
identificador: dc.identifier.otherSolange da Silva Pintopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432863-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História tem por objetivo propor uma reflexão sobre o debate de gênero e violência no ensino de História escolar. A proposição foi feita a partir da pesquisa com processos crime, que identifica de que forma as identidades de gênero foram representadas nos processos judiciais relativos ao crime de sedução entre os anos de 1940 a 1970 para refletir sobre a construção de estereótipos de gênero que influenciam as relações entre homens e mulheres ainda nos dias atuais, relações que muitas vezes são marcadas pela violência e permanências da cultura patriarcal. A partir da pesquisa, foi produzido um material didático no formato de livro para o trabalho com adolescentes, no qual se evidencia o processo de construção do conhecimento histórico com o uso de processos criminais como fonte histórica e se discute as representações de gênero expressos nos discursos dos processos criminais. As fontes utilizadas na pesquisa são parte integrante do Acervo Judicial que se encontra sob a guarda do Centro de Documentação e Pesquisa em História, do Departamento de História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Sala da documentação Judiciária. Para a análise dos dados foi empregado o método qualitativo, por meio da análise de conteúdo, ancorada no conceito de gênero (na perspectiva de Joan Scott (1990), Heleieth Safiotti (2001), Guacira Lopes Louro (1995; 2008) entre outras) e na teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), tendo em vista que o objetivo é analisar as representações sobre o masculino e o feminino nos processos judiciais de crimes sexuais. Compreender a participação feminina na história e diferentes espaços e tempos históricos, analisar suas vivências, trajetórias, as transformações nos padrões de comportamento e na forma de viver a sexualidade são elementos que precisam ser trabalhados nas aulas de história. Conhecer essas trajetórias pode permitir que estudantes identifiquem as mulheres como sujeitos históricos ativos, suas lutas pela igualdade de direitos ao longo da história e como se deu a construção de estereótipos ao longo do tempo sobre um perfil feminino ideal. Isso precisa ser desconstruído, pois cada sujeito é singular e suas particularidades devem ser respeitadas, não sendo possível impor uma identidade única a todas as mulheres.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Título: dc.titleO debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Históriapt_BR
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