Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Chevonica Junior, Paulo Reginaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-05T18:47:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-05T18:47:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paulo Reginaldo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432858 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisará a prática dos professores de História da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que participaram dos cursos de formação continuada com foco no desenvolvimento dos pressupostos da Educação Histórica (RÜSEN, 2010; LEE, 2001; BARCA, 2003, SCHMIDT, 2009) e a influência que estes cursos exerceram sobre a prática dos mesmos. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos a perspectiva da investigação qualitativa (BOUTIN; GOYETTE; LESSARD-HÉRBERT, 2012), baseada no desenvolvimento dos quatro polos de investigação, quais sejam: o polo epistemológico, o polo teórico, o polo morfológico e o polo teórico. Para tanto, reunimos os projetos dos cursos de formação continuada ministrados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) da Universidade Federal do Paraná entre os anos de 2010 a 2016, mapeando os professores que tem participado destes cursos e agrupá-los para que fossem entrevistados, com o objetivo de apresentar as suas considerações sobre a prática da Educação Histórica dentro do ambiente escolar a partir dos aprendizados reunidos nos cursos. Justificase o projeto pela trajetória já percorrida com os cursos ministrados e pela aproximação dos pressupostos teóricos da Educação Histórica contidos no próprio currículo básico (CURITIBA, 2016). A pesquisa demonstrou que o curso oferece um espaço de diálogo e aprendizagem docente que agrega à prática e a pesquisa dos professores. Também apontou diferenças substanciais na concepção de ensino em sala de aula no que concerne ao uso das fontes e das produções de narrativas pelos alunos, tomando a História como a ciência de referência que encaminha o processo de aprendizado. Também foram apontadas dificuldades como as dificuldades na comunicação por parte dos alunos, bem como a não compreensão da comunidade escolar em vários momentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cursos de formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Historical Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Training courses | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teachers training courses | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Paulo Reginaldo.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432858/2/Paulo Reginaldo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons