Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorUEPGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChevonica Junior, Paulo Reginaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-05T18:47:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-05T18:47:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-03-
identificador: dc.identifier.otherPaulo Reginaldo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432858-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho analisará a prática dos professores de História da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que participaram dos cursos de formação continuada com foco no desenvolvimento dos pressupostos da Educação Histórica (RÜSEN, 2010; LEE, 2001; BARCA, 2003, SCHMIDT, 2009) e a influência que estes cursos exerceram sobre a prática dos mesmos. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos a perspectiva da investigação qualitativa (BOUTIN; GOYETTE; LESSARD-HÉRBERT, 2012), baseada no desenvolvimento dos quatro polos de investigação, quais sejam: o polo epistemológico, o polo teórico, o polo morfológico e o polo teórico. Para tanto, reunimos os projetos dos cursos de formação continuada ministrados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) da Universidade Federal do Paraná entre os anos de 2010 a 2016, mapeando os professores que tem participado destes cursos e agrupá-los para que fossem entrevistados, com o objetivo de apresentar as suas considerações sobre a prática da Educação Histórica dentro do ambiente escolar a partir dos aprendizados reunidos nos cursos. Justificase o projeto pela trajetória já percorrida com os cursos ministrados e pela aproximação dos pressupostos teóricos da Educação Histórica contidos no próprio currículo básico (CURITIBA, 2016). A pesquisa demonstrou que o curso oferece um espaço de diálogo e aprendizagem docente que agrega à prática e a pesquisa dos professores. Também apontou diferenças substanciais na concepção de ensino em sala de aula no que concerne ao uso das fontes e das produções de narrativas pelos alunos, tomando a História como a ciência de referência que encaminha o processo de aprendizado. Também foram apontadas dificuldades como as dificuldades na comunicação por parte dos alunos, bem como a não compreensão da comunidade escolar em vários momentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcursos de formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistorical Educationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTraining coursespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteachers training coursespt_BR
Título: dc.titleEducação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitibapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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