Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Visnieski, Juliana Cristine Kapp de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-05T18:07:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-05T18:07:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Juliana Cristine.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432856 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A cidade de Palmeira, localizada na região dos Campos Gerais, no Paraná, teve sua rotina movimentada a partir de abril de 1976, com o lançamento do periódico semanal intitulado Gazeta de Palmeira. O jornal, de propriedade feminina, foi inicialmente desenvolvido pela jornalista Ieda Matias e tinha o objetivo de manter a sociedade palmeirense a par dos acontecimentos regionais e nacionais. No período de 1976 á 1982 circulou em suas páginas a coluna “O Assunto é Mulher”, trazendo informações variadas às mulheres da cidade. A partir deste material, procura-se realizar a análise das representações femininas no jornal Gazeta de Palmeira, mais especificamente na coluna “O Assunto é Mulher”, no período de sua publicação, na tentativa de compreender o papel da mídia na construção e/ou manutenção de papéis sociais, identificando as temáticas abordadas na coluna e no jornal no que diz respeito às mulheres, através da problematização das representações femininas apresentadas, e confeccionar um material paradidático, com o intuito de levar estas discussões para a sala de aula, a fim de trabalhar junto com as alunas e alunos como a visão de mulher foi construída e disseminada pela mídia, problematizando questões como o respeito e a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Para que o trabalho seja realizado a contento, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, separando as colunas em categorias, de acordo com o tema apresentado. Para fundamentação são utilizadas as concepções de representações sociais de Serge Moscovoci e de gênero de Joan Scott. Estas representações demonstram o caráter conservador da sociedade, que coloca a mulher dentro do espaço privado, como mulheres belas, prendadas e do lar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.66 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | representações sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | papéis sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mídia e ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | social representations | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gender relations | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | social roles | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | media and history teaching | pt_BR |
Título: dc.title | BELAS, PRENDADAS E DO LAR: ENSINO DE HISTÓRIA E REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA COLUNA “O ASSUNTO É MULHER” DO JORNAL GAZETA DE PALMEIRA (1976 – 1982) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Juliana Cristine.pdf | Tese de Mestrado | 6,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432856/2/Juliana Cristine.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons