Ensino de História: o currículo, o local e a cultura escolar como elos constituintes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFontes, Girleide Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-10T12:56:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-10T12:56:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-17-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História: o currículo, o local e a cultura escolar como elos constituintespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432841-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa buscou analisar o ensino de História, na perspectiva da História local. Para tanto, levou-se em consideração a historicidade do ensino dessa disciplina no Brasil e, a fim de compreender melhor suas nuances no decorrer do tempo e, perceber como o processo de ensino hoje, dialoga com o local, problematiza-se o currículo do ensino médio da rede estadual baiana. Visando entender os fatores que perpassam pelo ensino de História, tece-se uma discussão sobre a cultura escolar a fim de compreender de forma mais abrangente a relação entre ambos. Para além disso, foram realizadas observações e entrevistas em uma escola da rede estadual baiana com intuito de perceber a relação entre as discussões teóricas e prática da sala de aula, com ênfase no currículo, na história ensinada e saberes produzidos. A partir de uma reflexão pautada em narrativas literárias e históricas sobre Conceição do Coité, município do interior baiano, apresenta-se uma proposta de um material didático para ser utilizado pelos professores, tendo como finalidade contribuir para um ensino que prime ainda mais pelo local, considerando sua relevância para a formação de sujeitos históricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Saberes históricos. Currículo. História Local. Cultura Escolar.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de História: o currículo, o local e a cultura escolar como elos constituintespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons