
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fontes, Girleide Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-10T12:56:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-10T12:56:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de História: o currículo, o local e a cultura escolar como elos constituintes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432841 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa buscou analisar o ensino de História, na perspectiva da História local. Para tanto, levou-se em consideração a historicidade do ensino dessa disciplina no Brasil e, a fim de compreender melhor suas nuances no decorrer do tempo e, perceber como o processo de ensino hoje, dialoga com o local, problematiza-se o currículo do ensino médio da rede estadual baiana. Visando entender os fatores que perpassam pelo ensino de História, tece-se uma discussão sobre a cultura escolar a fim de compreender de forma mais abrangente a relação entre ambos. Para além disso, foram realizadas observações e entrevistas em uma escola da rede estadual baiana com intuito de perceber a relação entre as discussões teóricas e prática da sala de aula, com ênfase no currículo, na história ensinada e saberes produzidos. A partir de uma reflexão pautada em narrativas literárias e históricas sobre Conceição do Coité, município do interior baiano, apresenta-se uma proposta de um material didático para ser utilizado pelos professores, tendo como finalidade contribuir para um ensino que prime ainda mais pelo local, considerando sua relevância para a formação de sujeitos históricos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 12MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Saberes históricos. Currículo. História Local. Cultura Escolar. | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História: o currículo, o local e a cultura escolar como elos constituintes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons