
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Eline de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-10T12:29:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-10T12:29:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A MULHER NEGRA NA EJA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432839 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a contribuição que o ensino de história oferece na construção da consciência histórica de gênero e raça de mulheres negras, ao desna- turalizar as relações hierarquizadas de gênero tecidas historicamente. Nesse sentido, busca-se responder como as/os discentes são instrumentalizadas/os pelo ensino de história para desen- volver um pensamento crítico e reflexivo que evidencie o desenvolvimento da consciência histórica. Este estudo se realizou no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro na cidade de Porto Seguro- BA em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para efetivar a investigação, adotou-se como lentes, a consciência histórica que está inserida na área da Didática da História e nesse trabalho é compreendida a partir das concepções e teori- zações de Jorn Husen. Adota-se ainda a perspectiva interseccional dos marcadores sociais da exclusão para descrever o entendimento de como historicamente as múltiplas opressões e dis- criminações vulnerabilizam as mulheres negras. De natureza qualitativa, nesta pesquisa parti- cipante, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com quatro mu- lheres negras cujos relatos se constituíram como fonte de pesquisa principal para a elaboração da dimensão pedagógica da pesquisa, materializada na forma de sequências didáticas para discussões das relações étnico- raciais e de gênero no ensino de história. As sequências foram organizadas em torno dos eixos: família, escola e trabalho. A partir da aplicação das sequên- cias didáticas, verificou-se que ocorreram transformações significativas na percepção das/os discentes em relação à relevância da mulher negra na sociedade. No entanto, nota-se que há ainda uma grande necessidade de redimensionar o currículo de história, de modo que este contribua para a quebra de estereótipos e preconceitos que ainda são direcionados à presença feminina negra na sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, EJA, Relações Étnico-raciais, Gênero, Interseccionali- dade, Consciência Histórica. | pt_BR |
| Título: dc.title | A mulher negra na EJA: Reflexões sobre ensino de história e consciência histórica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTACAO Eline para DEPOSITO FINAL.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432839/2/DISSERTACAO Eline para DEPOSITO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons