A mulher negra na EJA: Reflexões sobre ensino de história e consciência histórica

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Eline de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-10T12:29:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-10T12:29:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-20-
identificador: dc.identifier.otherA MULHER NEGRA NA EJA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432839-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central investigar a contribuição que o ensino de história oferece na construção da consciência histórica de gênero e raça de mulheres negras, ao desna- turalizar as relações hierarquizadas de gênero tecidas historicamente. Nesse sentido, busca-se responder como as/os discentes são instrumentalizadas/os pelo ensino de história para desen- volver um pensamento crítico e reflexivo que evidencie o desenvolvimento da consciência histórica. Este estudo se realizou no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro na cidade de Porto Seguro- BA em uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para efetivar a investigação, adotou-se como lentes, a consciência histórica que está inserida na área da Didática da História e nesse trabalho é compreendida a partir das concepções e teori- zações de Jorn Husen. Adota-se ainda a perspectiva interseccional dos marcadores sociais da exclusão para descrever o entendimento de como historicamente as múltiplas opressões e dis- criminações vulnerabilizam as mulheres negras. De natureza qualitativa, nesta pesquisa parti- cipante, os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com quatro mu- lheres negras cujos relatos se constituíram como fonte de pesquisa principal para a elaboração da dimensão pedagógica da pesquisa, materializada na forma de sequências didáticas para discussões das relações étnico- raciais e de gênero no ensino de história. As sequências foram organizadas em torno dos eixos: família, escola e trabalho. A partir da aplicação das sequên- cias didáticas, verificou-se que ocorreram transformações significativas na percepção das/os discentes em relação à relevância da mulher negra na sociedade. No entanto, nota-se que há ainda uma grande necessidade de redimensionar o currículo de história, de modo que este contribua para a quebra de estereótipos e preconceitos que ainda são direcionados à presença feminina negra na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, EJA, Relações Étnico-raciais, Gênero, Interseccionali- dade, Consciência Histórica.pt_BR
Título: dc.titleA mulher negra na EJA: Reflexões sobre ensino de história e consciência históricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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