Guia didático sobre a problematização do lixo eletrônico em aulas de química para primeiro ano do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPA-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Débora-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, France-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-06-04T13:15:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-06-04T13:15:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DIDÁTICO SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO EM AULAS DE QUÍMICA PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432832-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico” objetiva compreender de que forma uma proposta de ensino pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico foi construído, principalmente com base em Ribeiro (2005), e outros autores que também são referências no campo metodológico da ABP, tais como: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows (1996), Bruner (1987), Malheiro e Diniz (2008), entre outros. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa de Gerhardt e Silveira (2009) do tipo pesquisa oral, fundamentada por Connelly e Cladinin (1995). Os sujeitos da pesquisa foram 03 professores de química de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. Para a construção dos dados, foi entregue aos professores a proposta de ensino de química, isto é, o produto educacional construído com base na ABP e os docentes puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções filosóficas da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o Produto Educacional, construído a partir desta dissertação, pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio, desenvolvendo, assim, a educação escolar pública no município de Abaetetuba-PA.-
Tamanho: dc.format.extent1,694KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE QUÍMICA-
Palavras-chave: dc.subjectAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS-
Palavras-chave: dc.subjectLIXO ELETRÔNICO-
Título: dc.titleGuia didático sobre a problematização do lixo eletrônico em aulas de química para primeiro ano do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADO-
Aparece nas coleções:Ferramentas