Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Débora | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, France | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-06-04T13:15:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-06-04T13:15:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DIDÁTICO SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO EM AULAS DE QUÍMICA PARA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432832 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado “QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico” objetiva compreender de que forma uma proposta de ensino pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico foi construído, principalmente com base em Ribeiro (2005), e outros autores que também são referências no campo metodológico da ABP, tais como: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows (1996), Bruner (1987), Malheiro e Diniz (2008), entre outros. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa de Gerhardt e Silveira (2009) do tipo pesquisa oral, fundamentada por Connelly e Cladinin (1995). Os sujeitos da pesquisa foram 03 professores de química de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. Para a construção dos dados, foi entregue aos professores a proposta de ensino de química, isto é, o produto educacional construído com base na ABP e os docentes puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções filosóficas da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o Produto Educacional, construído a partir desta dissertação, pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio, desenvolvendo, assim, a educação escolar pública no município de Abaetetuba-PA. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,694KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE QUÍMICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIXO ELETRÔNICO | - |
Título: dc.title | Guia didático sobre a problematização do lixo eletrônico em aulas de química para primeiro ano do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2019_Produto Educacional - Débora Quaresma Almeida.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432832/1/2019_Produto Educacional - Débora Quaresma Almeida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: