Diálogos sobre Inclusão 3

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorWesselovicz, Glaucia-
Autor(es): dc.contributor.authorCazini, Janaina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-30T18:29:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-30T18:29:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
identificador: dc.identifier.otherE-book Diálogos sobre Inclusão 3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432814-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Diálogos sobre Inclusão” no volume III, organizou, na ótica da educação inclusiva, 22 artigos de cunho teórico-prático, metodologias de ensino e aprendizagem, que visam incluir pessoas, que são de alguma forma, excluídas da sociedade devido sua deficiência, gênero, raça ou etnia. Pois entendemos, e fica provado pelas pesquisas aqui apresentadas, que é na sala de aula no ambiente escolar que o terreno se mostra fértil para sensibilizar a sociedade sobre o respeito e a responsabilidade de todos quando o assunto é diversidade e inclusão social. Contudo, no grupo de estudos sobre pessoas com surdez, observa-se que apesar da obrigatoriedade legal que assegura a criança surda o direito de uma educação especializada que a alfabetize nas duas línguas -português e LIBRAS - a partir das salas de atendimento especializado, na prática não acontece e depende do educador a responsabilidade de todo o processo. Já para os grupos de pessoas com altas habilidades e etnicorraciais os projetos pedagógicos e interdisciplinares conseguem atingir resultados que impactam não só a sala de aula como a comunidade local. Percebe-se que o caminho para inclusão social- especialmente de pessoas com deficiência - é longo e deve começar de forma incisiva nos bancos escolares. E por isso esta coletânea torna-se um instrumento de alerta, só nos tornamos uma sociedade inclusiva quando todas as nossas crianças conseguirem chegar em suas escolas e entenderem a linguagem que o professor está falando. Nós esperamos que os artigos escolhidos possam nortear todos os leitores em seus projetos educacionais, sociais e profissionais e estimular a sociedade a olhar para a inclusão como uma ação de responsabilidade individual, coletiva e globalizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.524 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleDiálogos sobre Inclusão 3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais