Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, RENATO MATOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, MOACELIO VERANIO SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, NEILA GUIMARÃES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-29T20:31:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-29T20:31:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professorespara | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432641 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Seis capítulos constituem este livro, e a sequência dos mesmos busca dar ao leitor uma visão da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia de organização curricular e de ensino com potencial de aplicação na Educação Básica e para a Formação de Professores. O capítulo Ensino e Aprendizagem Hoje: modelos básicos e opções é uma tradução de Teaching and Learning Today do livro New Curriculum for New Times - A Guide to Student-Centered, Problem-Based Learning, de Neal A. Glasgow (Glasgow, 1996). O texto apresenta as formas básicas de modelos de organização curricular, assim como as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos e as possibilidades reais da aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Portanto, optamos por traduzir todo o capítulo para a língua portuguesa e, nesse sentido, cabe ressaltar que foi adquirida a concessão dos direitos autorais para sua tradução e publicação. O segundo capítulo, intitulado Características Gerais da Aprendizagem Baseada em Problemas, tem como objetivo principal funcionar como um material de apoio aos docentes da Educação Básica que pretendem conhecer a ABP como estratégia instrucional. O texto também traz um panorama histórico da utilização da metodologia e expõe suas principais características, tais como a estrutura do processo tutorial ou ciclo de aprendizagem, os papéis desempenhados por professores e alunos, assim como as suas diferenças básicas com o ensino tradicional. O capítulo A Construção do Problema na Aprendizagem Baseada em Problemas trata de um assunto fundamental, mas ainda pouco explorado na literatura sobre ABP: a descrição de processos de construção dos problemas que vão ser utilizados nos chamados ciclos tutoriais ou de aprendizagem da ABP. O capítulo descreve de forma detalhada a proposta feita por Hoei Hung, o modelo de construção de problemas conhecido como 3C3R. Ademais, é apresentada a elaboração de um problema, que busca trabalhar a integração entre os sistemas circulatório e respiratório, podendo ser utilizada para alunos do Ensino Médio ou Superior sem experiência em estudos com essa estratégia. O quarto capítulo, Estratégias Para Avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas, dá ênfase na importância dos princípios da avaliação formativa como modelo ideal de avaliação para um trabalho efetivo com a ABP: a importância de objetivos claros, a participação ativa dos estudantes e o papel central do “feedback”. O capítulo aborda esses princípios de forma detalhada, trazendo exemplos para auxiliar professores em como colocá-los em prática em sala de aula, de forma a não valorizar a atribuição de notas em detrimento dos processos de resolução dos problemas utilizados pelos alunos. Aplicando a Aprendizagem Baseada em Problemas é o quinto capítulo do livro e tem como objetivo mostrar o potencial real de utilização da ABP em salas de aula, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Portanto, optou-se pela construção de um texto a partir da síntese de dois artigos já publicados pelos autores do capítulo. O primeiro estudo, com o uso da ABP para alunos de Ensino Médio da Educação Profissional Tecnológica, e o segundo para Professores da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro. O sexto e último capítulo, Um Referencial Pedagógico da Aprendizagem Baseada em Problemas, traz ao leitor algumas ideias centrais de grandes educadores e pensadores que dão suporte para o uso da ABP. Portanto, são apresentadas as teorias de John Dewey, Jerome Bruner, Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Carl Rogers e David Paul Ausubel. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.0 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em problemas : fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino / Metodologias Ativas de Ensino / Estratégias de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons