Aprendizagem baseada em problemas : fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, RENATO MATOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, MOACELIO VERANIO SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, NEILA GUIMARÃES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-29T20:31:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-29T20:31:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professoresparapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432641-
Resumo: dc.description.abstractSeis capítulos constituem este livro, e a sequência dos mesmos busca dar ao leitor uma visão da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia de organização curricular e de ensino com potencial de aplicação na Educação Básica e para a Formação de Professores. O capítulo Ensino e Aprendizagem Hoje: modelos básicos e opções é uma tradução de Teaching and Learning Today do livro New Curriculum for New Times - A Guide to Student-Centered, Problem-Based Learning, de Neal A. Glasgow (Glasgow, 1996). O texto apresenta as formas básicas de modelos de organização curricular, assim como as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos e as possibilidades reais da aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Portanto, optamos por traduzir todo o capítulo para a língua portuguesa e, nesse sentido, cabe ressaltar que foi adquirida a concessão dos direitos autorais para sua tradução e publicação. O segundo capítulo, intitulado Características Gerais da Aprendizagem Baseada em Problemas, tem como objetivo principal funcionar como um material de apoio aos docentes da Educação Básica que pretendem conhecer a ABP como estratégia instrucional. O texto também traz um panorama histórico da utilização da metodologia e expõe suas principais características, tais como a estrutura do processo tutorial ou ciclo de aprendizagem, os papéis desempenhados por professores e alunos, assim como as suas diferenças básicas com o ensino tradicional. O capítulo A Construção do Problema na Aprendizagem Baseada em Problemas trata de um assunto fundamental, mas ainda pouco explorado na literatura sobre ABP: a descrição de processos de construção dos problemas que vão ser utilizados nos chamados ciclos tutoriais ou de aprendizagem da ABP. O capítulo descreve de forma detalhada a proposta feita por Hoei Hung, o modelo de construção de problemas conhecido como 3C3R. Ademais, é apresentada a elaboração de um problema, que busca trabalhar a integração entre os sistemas circulatório e respiratório, podendo ser utilizada para alunos do Ensino Médio ou Superior sem experiência em estudos com essa estratégia. O quarto capítulo, Estratégias Para Avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas, dá ênfase na importância dos princípios da avaliação formativa como modelo ideal de avaliação para um trabalho efetivo com a ABP: a importância de objetivos claros, a participação ativa dos estudantes e o papel central do “feedback”. O capítulo aborda esses princípios de forma detalhada, trazendo exemplos para auxiliar professores em como colocá-los em prática em sala de aula, de forma a não valorizar a atribuição de notas em detrimento dos processos de resolução dos problemas utilizados pelos alunos. Aplicando a Aprendizagem Baseada em Problemas é o quinto capítulo do livro e tem como objetivo mostrar o potencial real de utilização da ABP em salas de aula, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Portanto, optou-se pela construção de um texto a partir da síntese de dois artigos já publicados pelos autores do capítulo. O primeiro estudo, com o uso da ABP para alunos de Ensino Médio da Educação Profissional Tecnológica, e o segundo para Professores da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro. O sexto e último capítulo, Um Referencial Pedagógico da Aprendizagem Baseada em Problemas, traz ao leitor algumas ideias centrais de grandes educadores e pensadores que dão suporte para o uso da ABP. Portanto, são apresentadas as teorias de John Dewey, Jerome Bruner, Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Carl Rogers e David Paul Ausubel.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.0 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensino e Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleAprendizagem baseada em problemas : fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino / Metodologias Ativas de Ensino / Estratégias de Ensino e Aprendizagempt_BR
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