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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nanez, Otto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-27T13:06:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-27T13:06:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO Otto Nanez-definitiva revisada | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.42 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Narrativa Histórica; Conceitos Substantivos; Escravidão Negra. | - |
Título: dc.title | Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9° ano do município de Tailândia/PA. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO Otto Nanez-definitiva revisada.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432623/2/DISSERTAÇÃO Otto Nanez-definitiva revisada.pdfDownload |
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