Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9° ano do município de Tailândia/PA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorNanez, Otto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-27T13:06:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-27T13:06:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO Otto Nanez-definitiva revisada-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432623-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica.-
Tamanho: dc.format.extent1.42 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Narrativa Histórica; Conceitos Substantivos; Escravidão Negra.-
Título: dc.titleNarrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9° ano do município de Tailândia/PA.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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