AS MARIAS DA CONCEIÇÃO: Por um Ensino de História Situado, Decolonial e Interseccional

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Carla de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-22T17:51:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-22T17:51:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAS MARIAS DA CONCEIÇÃO: Por um Ensino de História Situado, Decolonial e Interseccionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432453-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de História nasce de minha trajetória como professora de História na E.E.E.F. Santa Luzia, que atende a comunidade da Vila Maria da Conceição em Porto Alegre, e da forma como me impliquei com as alunas, alunos e comunidade escolar. Trata-se de um experimento pedagógico-teórico-metodológico do qual emerge o conceito de Ensino de História Situado. É o aprofundamento de ações pedagógicas em torno do Patrimônio da Comunidade e parte do processo de construção de uma produção audiovisual com técnicas rudimentares (celulares e MovieMaker) com alunas e alunos de 8° e 9° anos da escola, acerca das História das Mulheres da Vila Maria da Conceição, que resultou no documentário As Marias da Conceição – Por um Ensino de História Situado. Registramos todo o processo: entrevistas de História Oral, espaços com significado de Patrimônio para a comunidade e visitas a Museus e Arquivos para a exploração de fontes históricas. O convite foi para uma Análise Interseccional dessa documentação pelas alunas e alunos, ou seja, que considere os marcadores sociais de raça, gênero e classe e questione como esses operam nas condições de possibilidades de existência de indivíduos e grupos. O Ensino de Historia Situado se insere no campo das Pedagogias Decoloniais, inspira-se na Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2015), tem como aporte principal o Pensamento Feminista Negro, e articula a Interseccionalidade (CRENSHAW, 2002) como estratégia analítica à investigação histórica dos bens culturais que a comunidade escolar atribui sentido de Patrimônio. Tomo como instrumentos de análise o documentário e os diários de campo, redigidos pelas alunas e alunos ao longo desta trajetória. Assim, pretendo questionar quais os efeitos éticos e estéticos do Ensino de História Situado através dos critérios: Quais as articulações estabelecidas pelas alunas e alunos entre Patrimônio e Poder/ Patrimônio da Comunidade e Empoderamento? Como operam as categorias Interseccionalidade, Lugar de Fala (RIBEIRO, 2017) e Conhecimento Situado para narrar a História das Mulheres da Vila Maria da Conceição evocada pelo Patrimônio da Comunidade? ; Que saberes foram mobilizados para produzir conhecimento histórico escolar situado no lugar de fala das alunas, alunos, comunidade escolar e professora? O Ensino de História Situado é processual e não se apresenta enquanto metodologia, mas como uma ética ao Ensinar História. Ao evidenciar as posições de sujeito nos discursos enunciados em fontes históricas e operar entre as identidades e as diferenças com foco nas relações de poder, essa estratégia colabora para o empoderamento das alunas e alunos ao construir narrativas históricas situadas nos seus locais de fala e nas memórias e saberes da sua comunidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo negropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidadept_BR
Título: dc.titleAS MARIAS DA CONCEIÇÃO: Por um Ensino de História Situado, Decolonial e Interseccionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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