
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Librenza, Isadora Ritterbusch | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-22T17:29:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-22T17:29:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TOCANDO NA FERIDA: GÊNERO E DITADURA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TESTEMUNHOS Porto Alegre, 2018 Isadora Ritterbusch | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432446 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura civil-militar em alunos da educação básica através da pesquisa em fontes testemunhais. A estratégia de ensino adotada consistiu na elaboração de um zine inspirado na entrevista concedida por Maria Amélia Teles ao Projeto Marcas da Memória. Esse material que foi testado em uma oficina com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A utilização deste artefato de ensino possibilitou a emergência de memórias individuais e históricas dos estudantes, o estabelecimento de relações e diferenciações entre o passado e o presente e a utilização transversal da categoria gênero como forma de interpretar as memórias da personagem. Assim, o artefato de ensino desenvolvido no âmbito deste trabalho serve ao entendimento de que o Ensino de História é um espaço de significação do passado. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Civil-Militar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Título: dc.title | TOCANDO NA FERIDA: GÊNERO E DITADURA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TESTEMUNHOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: