TOCANDO NA FERIDA: GÊNERO E DITADURA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TESTEMUNHOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLibrenza, Isadora Ritterbusch-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-22T17:29:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-22T17:29:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherTOCANDO NA FERIDA: GÊNERO E DITADURA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TESTEMUNHOS Porto Alegre, 2018 Isadora Ritterbuschpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432446-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura civil-militar em alunos da educação básica através da pesquisa em fontes testemunhais. A estratégia de ensino adotada consistiu na elaboração de um zine inspirado na entrevista concedida por Maria Amélia Teles ao Projeto Marcas da Memória. Esse material que foi testado em uma oficina com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A utilização deste artefato de ensino possibilitou a emergência de memórias individuais e históricas dos estudantes, o estabelecimento de relações e diferenciações entre o passado e o presente e a utilização transversal da categoria gênero como forma de interpretar as memórias da personagem. Assim, o artefato de ensino desenvolvido no âmbito deste trabalho serve ao entendimento de que o Ensino de História é um espaço de significação do passado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleTOCANDO NA FERIDA: GÊNERO E DITADURA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TESTEMUNHOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos