UM GALHO NA ÁRVORE DA MÚSICA NEGRA: MOVIMENTO HIP HOP E RAP NO ENSINO DE HISTÓRIA E NAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMontemezzo, Laura Ferrari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-22T17:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-22T17:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherUM GALHO NA ÁRVORE DA MÚSICA NEGRA: MOVIMENTO HIP HOP E RAP NO ENSINO DE HISTÓRIA E NAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432444-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho utilizou o rap , uma das manifestações da cultura Hip Hop, sur gida no final do século XX nos EUA, fruto da resistência do povo negro e resultante do processo de urbanização; para refletirmos sobre as relações étnico raciais na escola. Portanto, a pesquisa pretendeu através do rap , representado aqui como uma manifesta ção diaspórica, compreender a forma com que os estudantes percebem rupturas e continuidades de resistência do povo negro ao longo da história do Brasil bem como as africanidades e os marcadores da diferença presentes na sociedade brasileira. Os principais objetivos do trabalho são: pensar juntamente com os estudantes, o quanto as relações sociais atuais do Brasil são fruto do processo de escravização do povo negro ao longo da história; desenvolver com os estudantes noções sobre rupturas e permanências nos p rocessos históricos, identificar o racismo cotidiano na escola e na sociedade, buscar no continente africano ligações de identidade negra brasileira e positivar essas identidades, pensar o rap e o Hip Hop como expressões resultantes da diáspora africana, b em como outras características da negritude brasileira; conhecer e valorizar com os estudantes o protagonismo do povo negro, educar para o combate do racismo e das práticas discriminatórias em consonância com a Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Na cionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana. A metodologia do trabalho se baseou na análise de atividades realizadas com uma turma de Ensino Médio, ao longo de alguns encontros em sal a de aula e a produção resultante desse trabalho foram baobás desenhados pelos próprios estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade socialpt_BR
Título: dc.titleUM GALHO NA ÁRVORE DA MÚSICA NEGRA: MOVIMENTO HIP HOP E RAP NO ENSINO DE HISTÓRIA E NAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos