
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Meri Emeli Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-22T17:04:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-22T17:04:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDANTES E REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM UMA ESCOLA DE NOVO HAMBURGO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432443 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado provenientes de uma cultura da informação em demasia no âmbito do Ensino de história. As problemáticas que norteiam este trabalho são: como as diferentes representações sobre o passado às quais os alunos têm acesso fora da escola formal se relacionam na construção da imaginação histórica? Os alunos conseguem diferenciar conhecimentos históricos produzidos por historiadores e produzidos em outros campos de saberes? As diferentes representações visuais têm papel mobilizador na construção da imaginação histórica dos alunos? A investigação se pautou na coleta de dados através da aplicação de questionários e produção de desenho em uma turma de sexto e outra de sétimo ano do Ensino Fundamental e posterior análise visando mapear elementos centrais da imaginação histórica intermediadas por produtos culturais. No processo de análise dos dados coletados foram mobilizadas as seguintes categorias de análise: a noção de temporalidade; o ponto de vista histórico e ideológico considerando características como eurocentrismo, visões religiosas, classificações hierárquicas, generalizações, noções geográficas, maniqueísmo histórico e nomenclaturas; o levantamento de efetivas referências a filmes, séries televisivas, animações e telenovelas; a construção dos conceitos de verdade e ficção no conhecimento histórico; carência ou abundância de referências sobre o recorte temporal e a interpretação subjetiva do aluno a partir dos discursos midiáticos. Os resultados principais obtidos estão relacionados com a importância da inserção crítica de mídias no processo de ensino-aprendizagem em história por identificar efetivas construções de imaginário e representações sobre o passado nos discursos e desenhos dos alunos feitos a partir de produções culturais midiáticas. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Imaginação histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDANTES E REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM UMA ESCOLA DE NOVO HAMBURGO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: