ENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDANTES E REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM UMA ESCOLA DE NOVO HAMBURGO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Meri Emeli Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-22T17:04:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-22T17:04:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDANTES E REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM UMA ESCOLA DE NOVO HAMBURGOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432443-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado provenientes de uma cultura da informação em demasia no âmbito do Ensino de história. As problemáticas que norteiam este trabalho são: como as diferentes representações sobre o passado às quais os alunos têm acesso fora da escola formal se relacionam na construção da imaginação histórica? Os alunos conseguem diferenciar conhecimentos históricos produzidos por historiadores e produzidos em outros campos de saberes? As diferentes representações visuais têm papel mobilizador na construção da imaginação histórica dos alunos? A investigação se pautou na coleta de dados através da aplicação de questionários e produção de desenho em uma turma de sexto e outra de sétimo ano do Ensino Fundamental e posterior análise visando mapear elementos centrais da imaginação histórica intermediadas por produtos culturais. No processo de análise dos dados coletados foram mobilizadas as seguintes categorias de análise: a noção de temporalidade; o ponto de vista histórico e ideológico considerando características como eurocentrismo, visões religiosas, classificações hierárquicas, generalizações, noções geográficas, maniqueísmo histórico e nomenclaturas; o levantamento de efetivas referências a filmes, séries televisivas, animações e telenovelas; a construção dos conceitos de verdade e ficção no conhecimento histórico; carência ou abundância de referências sobre o recorte temporal e a interpretação subjetiva do aluno a partir dos discursos midiáticos. Os resultados principais obtidos estão relacionados com a importância da inserção crítica de mídias no processo de ensino-aprendizagem em história por identificar efetivas construções de imaginário e representações sobre o passado nos discursos e desenhos dos alunos feitos a partir de produções culturais midiáticas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginação históricapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E IMAGINAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDANTES E REPRESENTAÇÕES DO PASSADO EM UMA ESCOLA DE NOVO HAMBURGOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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