Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Valentini, Ricardo Eusébio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-22T16:57:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-22T16:57:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | PENSANDO COM O OUTRO: A TEMÁTICA INDÍGENA E AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NOS VÍDEOS DO YOUTUBE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432442 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
Título: dc.title | PENSANDO COM O OUTRO: A TEMÁTICA INDÍGENA E AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NOS VÍDEOS DO YOUTUBE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: