
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Taís Cristine Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-22T16:41:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-22T16:41:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | “Volver”para (re)volver: Patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432441 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A p resente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema Ensino de História, Patrimônio e Cidade. I nvestiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, intitulada “Pelas ruas da cidade”, a part ir da pergunta Como o patrimônio, identificado no território educativo, produz aulas de história? história?" e d esdobra se no seguinte objetivo: Refletir sobre as aulas de história repensando minha própria prática docente , de forma a identificar aprendizagens que surgem na revisão da prática . A estratégia metodológica consistiu em dois movimentos: 1. organizar a escuta dos ex alunos (as) em rodas de conversa realizadas nos locais onde ocorreram as ativida des do projeto e, 2. rever a prática a partir das problem atizações oriundas das leituras realizadas no Mestrado. Observou se que o tema do patrimônio, visto a partir do conceito de território educativo, tem potência para: a) constru ir de um olhar estrangeiro sobre a cidade, b) traçar caminhos para identificar os patrimônios não consagrados c) ensinar história caminhando pela cidade, d) romper com as dicotomias material imaterial ou tangível intangível, e) romper com as impressões que tendem a serem vistas no patrimônio a partir de ações apenas contemplativas. Co m relação à cidade foi possível perceber que: a) utilizar as ruas da cidade para o ensino de história incrementando o currículo e potencializa ndo a abordagem de conceitos importantes como tempo, organização espacial, memória, poder, relações étnico raciais , demandas sociais emergentes, b) c ontrapor a velocidade dos deslocamentos, aprendizagens, observações e interações sociais, c) utilizar os espaços da cidade possibilita uma escuta mais sensível das aprendizagens dos alunos. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade | pt_BR |
| Título: dc.title | “Volver” para (re)volver: Patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: