“Volver” para (re)volver: Patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Taís Cristine Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-22T16:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-22T16:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.other“Volver”para (re)volver: Patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432441-
Resumo: dc.description.abstractA p resente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema Ensino de História, Patrimônio e Cidade. I nvestiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, intitulada “Pelas ruas da cidade”, a part ir da pergunta Como o patrimônio, identificado no território educativo, produz aulas de história? história?" e d esdobra se no seguinte objetivo: Refletir sobre as aulas de história repensando minha própria prática docente , de forma a identificar aprendizagens que surgem na revisão da prática . A estratégia metodológica consistiu em dois movimentos: 1. organizar a escuta dos ex alunos (as) em rodas de conversa realizadas nos locais onde ocorreram as ativida des do projeto e, 2. rever a prática a partir das problem atizações oriundas das leituras realizadas no Mestrado. Observou se que o tema do patrimônio, visto a partir do conceito de território educativo, tem potência para: a) constru ir de um olhar estrangeiro sobre a cidade, b) traçar caminhos para identificar os patrimônios não consagrados c) ensinar história caminhando pela cidade, d) romper com as dicotomias material imaterial ou tangível intangível, e) romper com as impressões que tendem a serem vistas no patrimônio a partir de ações apenas contemplativas. Co m relação à cidade foi possível perceber que: a) utilizar as ruas da cidade para o ensino de história incrementando o currículo e potencializa ndo a abordagem de conceitos importantes como tempo, organização espacial, memória, poder, relações étnico raciais , demandas sociais emergentes, b) c ontrapor a velocidade dos deslocamentos, aprendizagens, observações e interações sociais, c) utilizar os espaços da cidade possibilita uma escuta mais sensível das aprendizagens dos alunos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadept_BR
Título: dc.title“Volver” para (re)volver: Patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos