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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Alferes, Marcia Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-21T18:16:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-21T18:16:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Qualidade e Políticas Públicas na Educação 6 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432391 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas pedagógicas ou práticas docentes significam o trabalho que professores realizam com crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas salas de aula ou em espaços pedagógicos diversos. Na prática o professor poderá assumir perspectivas bem diferentes daquelas que estão preconizadas na legislação educacional e naquilo que ele aprendeu em sua formação inicial. A prática pedagógica envolve o conhecimento teórico das áreas disciplinares, mas vai além, como demonstram os artigos contidos neste volume. As práticas envolvem também a organização do espaço pedagógico, o planejamento das atividades que serão realizadas, a relação professor e alunos, alunos e alunos, a avaliação como meio de aprendizagem, o acompanhamento realizado por coordenadores pedagógicos junto aos professores. Em se tratando da utilização de materiais pedagógicos, alguns artigos abordam que o jogo é o principal recurso no processo do desenvolvimento psicossocial do sujeito de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a prática docente que tende a valorizar e a respeitar os conhecimentos elaborados pelo próprio aluno, efetiva-se mediante diferentes registros (desenhos, relatos, textos e cálculos), mediante a adoção de materiais didáticos diversificados (ábacos, material dourado, sólidos geométricos, embalagens, palitos de sorvete, tampinhas de garrafas, calculadora, computadores, entre outros). Uma prática fundamentada no conhecimento teórico e alinhada com a utilização de recursos pedagógicos é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos desde que mediada pela ação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.731 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Qualidade e Políticas Públicas na Educação 6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Qualidade-e-Política-Pública-6.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432391/1/Qualidade-e-Política-Pública-6.pdfDownload |
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