
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, CICERA TAMARA GRACIANA LEAL DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-21T16:44:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-21T16:44:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CiceraTamaraGLSF_Dissert_2018-2 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432385 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa de Mestrado objetivou, principalmente, relacionar a realidade do entorno da escola à construção do conhecimento histórico, buscando, ainda: determinar como se deu o seu crescimento urbano; levantar suas narrativas de memória locais; e produzir um material didático enquanto roteiro analítico, crítico e interativo a ser utilizado pelos estudantes voltado para a aprendizagem. Para isso, procurou-se fazer com que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento, trabalhando princípios básicos da pesquisa histórica, teóricos e empíricos, pelo entendimento de que o ensino escolar também produz um conhecimento histórico próprio. Os procedimentos e estratégias em sala de aula foram direcionados para alunos do Nono Ano e duraram aproximadamente um ano, intercalando análises de fontes diversas e discussões sobre o âmbito local e geral. O material didático foi produzido baseado nas experiências resultantes da pesquisa e se configurou em um caderno de campo de pesquisa histórica escolar que deve servir para se abordar a mesma discussão em outro ano letivo e dar continuidade ao trabalho da pesquisadora docente. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 9,4 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória UFRN | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória UFRN | - |
| Título: dc.title | PESQUISA E ENSINO NA HISTÓRIA ESCOLAR: O Contexto Urbano da Escola Terezinha Paulino em Natal-RN | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de História - PROFHistoria | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | - |
| Aparece nas coleções: | Portal | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CiceraTamaraGLSF_Dissert_2018-2.pdf | Dissertação | 8.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432385/2/CiceraTamaraGLSF_Dissert_2018-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons