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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Ruh, Anelice Calixto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-21T15:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-21T15:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Saberes e Competências em Fisioterapia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432360 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estima-se que em 2020 o Brasil vai ser o sexto país do Mundo em número de idosos, e com o envelhecimento da população as ações sociais de saúde, incluindo as universidades, os estudantes, grupos de extensão universitária, as ferramentas de avaliação e tratamento devem ser especificas a esta população. A formação do fisioterapeuta hoje deve estar conectada com as necessidades sociais da saúde do Brasil, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A formação deve ser permanente, com formação interprofissional, trabalho em equipe, prática colaborativa, fortalecendo o sistema de saúde com ênfase na resolutividade, estando o profissional preparado para as novas ferramentas de avaliação e tratamento. As diretrizes nacionais (DCN) orientam as grades curriculares e a formação profissional do fisioterapeuta, sendo assim, além da carga horaria e estrutura curricular, deve-se haver a formação continuada do professor o que vai refletir muito na formação do profissional. O estágio observatório desde o primeiro período, amplia o olhar sobre a profissão e traz comprometimento a este aluno. As experiências ofertadas pela atenção primária levam a aquisição de competências e habilidades em promoção da saúde no contexto real, contribuindo para uma formação em saúde com responsabilidade social, formando um profissional sob um olhar mais amplo de saúde e associação de recursos, entendendo a população, suas atitudes e crenças perante a sua dor ou doença. Além da formação do aluno, deve-se estar atento a formação do docente perante a nova realidade de epidemias no Brasil e no Mundo, o que nos faz repensar o processo de formação do fisioterapeuta na atenção integral a saúde. A inovação tecnológica também deve estar presente fazendo com que os profissionais utilizem estes recursos para potencializar a preservação, o desenvolvimento e a restauração do movimento favorecendo a qualidade de vida do paciente. Para isto deve-se estar atento a qualidade da instituição formadora, inclusive para identificar se a formação de profissionais da saúde atende a demanda do SUS. Este volume nos traz artigos com bases atualizadas para a reflexão sobre estes pontos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14.246 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes e Competências em Fisioterapia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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E-book-Saberes-e-Competências-em-Fisioterapia-1.pdf | 14,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432360/1/E-book-Saberes-e-Competências-em-Fisioterapia-1.pdfDownload |
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