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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | JASKIU, Janaina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-20T20:09:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-20T20:09:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Janaina Jaskiu | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432348 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado da pesquisa de mestrado e se constitui de uma análise do uso de fontes para o ensino de História na Educação Básica. O objetivo é desnaturalizar as representações sociais de gênero. As fontes utilizadas foram anúncios publicitários veiculados pela revista O Cruzeiro, entre os anos de 1930 e 1975, período de sua circulação no Brasil. Esse recorte temporal permite problematizar rupturas e continuidades nas representações sociais e nas relações de gênero delas decorrentes. Existem inúmeras pesquisas, em vários campos, que têm como objeto de análise essa publicação. O que diferencia este trabalho dos demais é a proposta em usar a publicidade no e/ou para o ensino de História. A pesquisa investigou e didatizou as representações de gênero encontradas nas peças publicitárias, levando a uma desconstrução de estereótipos. É uma pesquisa documental e o recurso metodológico utilizado foi a análise de conteúdo considerando as fases apontadas por Bardin (2011): descrição, inferência e interpretação. A seleção dos anúncios e a categorização dos dados levantados foi realizada a partir da teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici (2012). A representação molda comportamentos quando torna o não familiar em familiar. Isso permite inferir sobre o que era ser homem e ser mulher naquele contexto histórico. A didatização das análises foi elaborada sob forma de um material paradidático que possa ser utilizado em sala de aula ou que colabore com os professores da Educação Básica na construção de um saber escolar que contemple todos os sujeitos e não apenas aqueles construídos por uma memória oficial. Foi elaborado considerando momentos significativos da história das mulheres e, por conseguinte, dos homens, tais como a participação na vida política, as representações da modernidade e a revolução sexual. A produção buscou uma outra proposta de abordagem da história do Brasil, partindo da categoria gênero. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9.18MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revista O Cruzeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | - |
Título: dc.title | PAPÉIS EM REVISTA: ENSINO DE HISTÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DA REVISTA O CRUZEIRO (1930-1975) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Janaína Jaskiu.pdf | 9,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432348/2/Janaína Jaskiu.pdfDownload |
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