Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galvão, Stephany de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-21T13:28:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-21T13:28:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Webtirinhas e ensino de Historia reflexoes em torno de uma experiencia de ensino aprendizagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432334 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em um mundo inundado por imagens. Estas que se multiplicam ainda mais na era digital. A presente dissertação de mestrado tem como ponto de partida a prerrogativa de que imagens assim como os textos verbais podem ser lidas, pois são representações visuais. A linguagem das imagens é estudada há décadas por historiadores, comunicólogos e semiologistas. Proponho levá-la para a sala de aula, discutí-la e ainda criar um espaço em meio digital para relacioná-la à história vivida, fora do ambiente escolar. O tipo de imagem escolhida para dar materialização à este trabalho foram as tiras de quadrinhos sobre a temática da Guerra Fria. O local de difusão deste trabalho é um blog, tipo de diário digital que possibilita a troca de saberes entre professor e aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1589 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | imagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização visual | pt_BR |
Título: dc.title | Webtirinhas e ensino de História: reflexões em torno de uma experiência de ensino aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons