ENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVIDADE E RACISMO: O POTENCIAL ÉTICO DA AULA DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMac Ginity, Eliane Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-20T19:30:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-20T19:30:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVIDADE E RACISMO: O POTENCIAL ÉTICO DA AULA DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432330-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, reconhecer e desenvolver posicionamentos ético-políticos através das narrativas. Além disso, a proposta também foi explorar as possibilidades do “e se?”. A pesquisa foi realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, na cidade de Porto Alegre, durante os meses de agosto a outubro de 2017. O objetivo foi oportunizar aos estudantes, com o uso da imaginação e da escrita criativa, pensar outras possibilidades para a história, fazendo da sala de aula espaço de percepção das múltiplas narrativas históricas e de como estas constroem-se. Isso a partir da seguinte provocação: “Escreva uma narrativa histórica ficcional pensando como seria o Brasil se os africanos tivessem vindo para cá em outra condição que não a de cativos ou, e se jamais tivessem vindo?”. Foi com base nesse enunciado que os alunos escreveram suas narrativas ficcionais. Assim, é por meio deste assunto específico que este trabalho volta-se para uma proposta de educação antirracista, tomando como norte para tal, os princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais. Do mesmo modo, utilizei como referenciais teóricos, os conceitos de imaginação histórica, sob o prisma do historiador estadunidense Hayden White e de narrativa histórica e narrativa histórica ficcional sob a ótica do filósofo francês Paul Ricoeur. As análises das narrativas constataram que os alunos buscam explicações para o racismo no passado escravista do país e na falta de conhecimento das pessoas. Muitas das concepções sobre o racismo estão baseadas em discursos construídos pela mídia, através da produção de materiais didáticos de história e pelas próprias aulas desta disciplina, onde se fundamentam ideias negativas a respeito do continente africano, principalmente, aqueles relacionados à pobreza. Quando se trata das populações negras, estas estão vinculadas à escravidão, ao trabalho e ao sofrimento. Localizam-se em uma posição de sujeição e desprovidas de subjetividade. No entanto, os alunos tendem a positivar a presença africana no Brasil, tendo sua cultura e costumes como elementos essenciais da construção da identidade brasileira. Posicionam-se firmemente contra o racismo e acreditam nos fundamentos da democracia e na educação como capazes de transformar o panorama das relações étnico-raciais no país.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa histórica ficcionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginação históricapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVIDADE E RACISMO: O POTENCIAL ÉTICO DA AULA DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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