BUENAS AMÉRICA LATINA DIGITAL: O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E OS ATRAVESSAMENTOS DA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSalomón, Said Lucas de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-20T19:18:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-20T19:18:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherBUENAS AMÉRICA LATINA DIGITAL: O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E OS ATRAVESSAMENTOS DA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432328-
Resumo: dc.description.abstractNessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digitalpt_BR
Título: dc.titleBUENAS AMÉRICA LATINA DIGITAL: O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E OS ATRAVESSAMENTOS DA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos