Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Salomón, Said Lucas de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-20T19:18:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-20T19:18:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | BUENAS AMÉRICA LATINA DIGITAL: O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E OS ATRAVESSAMENTOS DA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432328 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
Título: dc.title | BUENAS AMÉRICA LATINA DIGITAL: O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA E OS ATRAVESSAMENTOS DA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: