Ensinar Mulheres na História: abordagens biográficas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Viviane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-20T18:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-20T18:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Viviane da Silva Moreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432296-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como foco o estudo da história das mulheres do período colonial brasileiro, na perspectiva da história social e cultural, com base em biografias e narrativas, tendo em vista sua inserção no ensino de história. Tem por objetivo principal colocar em evidência a importância e a responsabilidade de se ensinar mulheres na história por meio de abordagens biográficas, e ainda: refletir a respeito da história das mulheres como campo historiográfico; questionar as omissões e silenciamentos de mulheres na história, particularmente no período colonial; elaborar um levantamento de materiais para ensinar história das mulheres a partir da seleção de autores; organizar narrativas e biografias para compor um acervo que possibilite comparar diferentes realidades, com foco no período colonial brasileiro, considerando as mudanças e transformações que algumas mulheres vivenciaram em suas existências. Como metodologia, trabalha com a perspectiva da escrita de si para problematizar o uso de biografias em sala de aula e sugerir a criação de narrativas por parte das próprias professoras, autoras do saber histórico escolar. A escolha das biografias, assim como as temáticas abordadas, está baseada em análises de gênero, ao considerar os mecanismos simbólicos em torno das mulheres no período colonial brasileiro. Como produto final, este trabalho disponibiliza um site constituído por um acervo de materiais diversificados, que apresentam biografias selecionadas de mulheres do período colonial; textos temáticos; sugestões metodológicas e indicações bibliográficas diversas para consulta de professoras da educação básica, para que possam, em seu protagonismo, elaborar um material didático que inclua a história das mulheres no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.87KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e Difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Título: dc.titleEnsinar Mulheres na História: abordagens biográficaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Viviane da Silva Moreira.pdfDissertação em Ensino de História – ProfHistoria – UFSC, 20181,87 MBAdobe PDF/bitstream/capes/432296/1/Dissertação Viviane da Silva Moreira.pdfDownload