Mortos vivos na sala de aula? Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de história

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Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSant’Ana, Luiz Carlos Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-20T18:47:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-20T18:47:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-29-
identificador: dc.identifier.otherMortos vivos na sala de aula Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de historiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432295-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Pensamos que peças cinematográficas desse perfil podem ser trabalhadas paralelamente ao ensino de temas clássicos de história (obras e releituras de produções Renascentistas, desdobramentos da Revolução Industrial, temas de história antiga etc.). Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Penso, aqui, na indicação da necessidade e conveniência da elaboração de “diálogos reflexivos com os conteúdos” do universo “não escolar, representado por diferentes linguagens (...) literatura, teatro, cinema”, sugeridos por Marcos Antonio Silva e Selva Guimarães (SILVA; FONSECA, 2010, p. 30-31). Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre uma temática humanizante e, finalmente, sobre as possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (desigualdades sociais, imigração etc). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1233 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de História e cinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e cinema comercial e juvenilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinema e diferençapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcinema e Históriapt_BR
Título: dc.titleMortos vivos na sala de aula? Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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