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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sant’Ana, Luiz Carlos Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-20T18:47:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-20T18:47:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mortos vivos na sala de aula Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de historia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432295 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Pensamos que peças cinematográficas desse perfil podem ser trabalhadas paralelamente ao ensino de temas clássicos de história (obras e releituras de produções Renascentistas, desdobramentos da Revolução Industrial, temas de história antiga etc.). Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Penso, aqui, na indicação da necessidade e conveniência da elaboração de “diálogos reflexivos com os conteúdos” do universo “não escolar, representado por diferentes linguagens (...) literatura, teatro, cinema”, sugeridos por Marcos Antonio Silva e Selva Guimarães (SILVA; FONSECA, 2010, p. 30-31). Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre uma temática humanizante e, finalmente, sobre as possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (desigualdades sociais, imigração etc). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1233 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de História e cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e cinema comercial e juvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e diferença | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cinema e História | pt_BR |
Título: dc.title | Mortos vivos na sala de aula? Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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