Sobre memes e mimimi : Letramento histórico e midiático no contexto do conservadorismo e intolerância nas redes sociais.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVITÓRIA, Bárbara Zacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-20T18:20:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-20T18:20:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Bárbara Zacher Vitóriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432294-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida partindo-se de um olhar sobre os memes como fontes ricas em elementos para refletirmos sobre a atual onda conservadora que perpassa o país e a relação dos estudantes com a produção imagética que circula pelas redes. Nossa proposta é a criação de um material didático sobre o uso de memes intolerantes no Ensino de História, cuja finalidade essencial é a apresentação de uma metodologia para o uso de memes como fontes no Ensino de História. Esta metodologia estará concatenada ao objetivo desta pesquisa de contribuir para o letramento midiático e histórico dos estudantes, visando uma reflexão e aprimoramento do olhar dos mesmos sobre os produtos de mídia, com a intenção de promover mudanças sociais, transformar realidades e estimular a tomada de consciência dos sujeitos sobre seu papel como agentes transformadores no processo democrático. Durante este percurso, nos ancoramos em conceitos relacionados à memética, ao letramento midiático e ao letramento histórico. A intersecção entre estes conceitos contribuiu para a compreensão dos memes enquanto fontes históricas afinadas ao seu contexto de produção com grande potencial para serem utilizados no Ensino de História. O material didático que propomos visa uma intervenção crítica que desnaturalize o olhar sobre as violências presentes nos memes intolerantes, evidencie um vínculo entre a orientação destas mensagens e a História, e acima de tudo, interfira no incentivo a constituição de identidades sensíveis, empáticas e comprometidas a um posicionamento crítico sobre conteúdos de mídias que ferem a ética e dignidade de outras identidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.53KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismopt_BR
Título: dc.titleSobre memes e mimimi : Letramento histórico e midiático no contexto do conservadorismo e intolerância nas redes sociais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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