Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Trento, Elisandra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-16T16:34:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-16T16:34:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Estudo de soluções e oxirredução por meio da extração mineral | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432291 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional consiste em um material de apoio a professores do ensino médio, referente à utilização da temática da “extração mineral”, para contextualização dos conteúdos de soluções e oxirredução para o ensino de Química, na segunda série do ensino médio. Tal material foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, RS, na linha de pesquisa Fundamentos Teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli. A problemática que levou ao desenvolvimento deste produto educacional e da dissertação que está ligada a ele parte do entendimento de que o ensino de Química encontra-se, geralmente, descontextualizado e preso às formas tradicionais de ensino, oferecendo poucas alternativas para a apropriação significativa dos conceitos químicos. Maldaner (2013) destaca a importância da abordagem de conhecimentos químicos por meios de situações de vivência do aluno, pois estas serão capazes de organizar o pensamento químico, facilitando o entendimento e evitando a memorização de conceitos, os quais são utilizados para a prova e, posteriormente, esquecidos. Conforme Santos e Schnetzler (2010), o estímulo para entender e assimilar Química pode ser adquirido com a produção de uma intervenção didática com material potencialmente significativo que estabeleça conexão com as já existentes na estrutura cognitiva do estudante, denominado subsunçor, e o conhecimento recentemente adquirido explanado pelo professor, os quais produzirão um estudo potencialmente significativo. Por essa razão, foi desenvolvida esta sequência didática com base nas premissas de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), justificando-se, consoante Maldaner (2013), por aproximar o conteúdo da realidade do estudante visando a tornar o ensino atrativo, prazeroso, estimulante, desafiador, diferenciando-se da forma tradicional. Moreira (2006) define as UEPS como sequências de ensino fundamentadas teoricamente, voltadas à aprendizagem significativa, não mecânica, sendo que estas podem instigar a pesquisa aplicada em ensino, direcionada à sala de aula. O autor sugere que a construção das UEPS ocorra por meio de oito passos, a saber: 1º) delimitar a situação inicial; 2º) contextualizar a situação-problema inicial; 3º) aprofundar os conhecimentos; 4º) criar uma nova situação-problema; 5º) aprofundar o conhecimento; 6º) criar situações para diferenciação progressiva; 7º) avaliação emancipatória; 8º) avaliação da própria UEPS pelo pesquisador (MOREIRA, 2006). Destaca-se que o principal referencial teórico utilizado, na construção do presente produto educacional, foi a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, complementada com as contribuições de Marco Antonio Moreira por meio das UEPS. Na proposta, ainda, utilizou-se o enfoque CTS, como forma de contextualização, com base nas contribuições dos pesquisadores Santos e Auler (2011). São denominadas de abordagem CTS para o Ensino das Ciências Naturais todas as propostas que defendem o uso do conhecimento científico para ação no contexto social. O princípio da educação nessa área é desenvolver pessoas cientificamente alfabetizadas que compreendam como a ciência, tecnologia e sociedade influenciam a tomada de decisões diárias dos indivíduos (SANTOS; AULER, 2011). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1295 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Título: dc.title | Estudo de Soluções e oxirredução por meio da extração minenal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional vinculado à dissertação de mestrado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Estudo de soluções e oxirredução por meio da extração mineral.pdf | Produto Educacional | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432291/1/Produto Educacional - Estudo de soluções e oxirredução por meio da extração mineral.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: