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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rezende, Douglas Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-15T13:22:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-15T13:22:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação douglas Leonardo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa explora alternativas para o estudo do patrimônio histórico-cultural-religioso tendo como referência a Cidade de Mandaguaçu-PR. Partimos da concepção de que a cidade se configura como um “laboratório histórico”, na medida em que sua história através dos patrimônios históricos materiais e imateriais estão presentes na realidade do aluno. Mesmo destacando a Igreja Matriz de São Sebastião, esta é vista como patrimônio, e não como religião principal ou mais importante. O intuito é o de construir a ideia do que é patrimônio histórico, que as igrejas, templos, terreiros, etc., também são patrimônios e que todas as religiões são relevantes. Em última instância, se objetiva desenvolver o respeito à diversidade religiosa com a aula-oficina (BARCA, 2004), em que se constrói o conhecimento histórico através do princípio investigativo. No primeiro capítulo, traçamos a história da cidade, contextualizando-a no momento da colonização do Norte do Paraná, utilizando um álbum de comemoração dos 32 anos da cidade, datado de 1984, em comparação com o que diz a história especializada sobre o tema. Neste material que homenageia a cidade, prevalece a ideia de “vazio demográfico” e de “pioneiro” como agente da civilização. No segundo capítulo se discute o ensino e aprendizagem histórica relacionado com o patrimônio histórico e no terceiro capítulo se fala do “produto”, ou seja, sobre a proposta da aula-oficina, englobando três pontos: levantamento do conhecimento prévio do aluno; construção de conceitos históricos e uso escolar de fontes históricas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.665 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Cidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-oficina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de aula-oficina para o estudo do patrimônio histórico religioso (Mandaguaçu - PR) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profhistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação - Douglas Leonardo - Final - PDF.pdf | profhistória | 1.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432252/2/Dissertação - Douglas Leonardo - Final - PDF.pdfDownload |
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