Proposta de aula-oficina para o estudo do patrimônio histórico religioso (Mandaguaçu - PR)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRezende, Douglas Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-15T13:22:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-15T13:22:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-30-
identificador: dc.identifier.otherdissertação douglas Leonardopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432252-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa explora alternativas para o estudo do patrimônio histórico-cultural-religioso tendo como referência a Cidade de Mandaguaçu-PR. Partimos da concepção de que a cidade se configura como um “laboratório histórico”, na medida em que sua história através dos patrimônios históricos materiais e imateriais estão presentes na realidade do aluno. Mesmo destacando a Igreja Matriz de São Sebastião, esta é vista como patrimônio, e não como religião principal ou mais importante. O intuito é o de construir a ideia do que é patrimônio histórico, que as igrejas, templos, terreiros, etc., também são patrimônios e que todas as religiões são relevantes. Em última instância, se objetiva desenvolver o respeito à diversidade religiosa com a aula-oficina (BARCA, 2004), em que se constrói o conhecimento histórico através do princípio investigativo. No primeiro capítulo, traçamos a história da cidade, contextualizando-a no momento da colonização do Norte do Paraná, utilizando um álbum de comemoração dos 32 anos da cidade, datado de 1984, em comparação com o que diz a história especializada sobre o tema. Neste material que homenageia a cidade, prevalece a ideia de “vazio demográfico” e de “pioneiro” como agente da civilização. No segundo capítulo se discute o ensino e aprendizagem histórica relacionado com o patrimônio histórico e no terceiro capítulo se fala do “produto”, ou seja, sobre a proposta da aula-oficina, englobando três pontos: levantamento do conhecimento prévio do aluno; construção de conceitos históricos e uso escolar de fontes históricas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.665 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-oficinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Título: dc.titleProposta de aula-oficina para o estudo do patrimônio histórico religioso (Mandaguaçu - PR)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfhistóriapt_BR
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