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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Jatobá, Eliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-15T12:47:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-15T12:47:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertacao Eliane Jatobá | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432251 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em 2008 foi promulgada a lei 11.645 que tem como um de seus objetivos trazer estudos renovadores que ampliem o conhecimento e o respeito sobre os povos indígenas do Brasil. A historiografia e os manuais/livros didáticos têm produzido e reproduzido desde o final do século XIX uma vasta literatura a respeito destes povos, que em análises realizadas por vários pesquisadores mostraram-se carregadas de visões preconceituosas. Nesta pesquisa busca-se apresentar os resultados da análise realizada no livro “História Sociedade & Cidadania” do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, edições 2012 e 2015, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, material do professor e aluno, observando se os conteúdos, as abordagens metodológicas e temas que estão relacionados ao ensino de história e cultura indígena e que atendam às exigências da lei 11.645/2008. Para tanto, além da análise dos textos de apoio e exercícios complementares do livro do professor e dos textos e exercícios trabalhados com os alunos em sala de aula, foi aplicado aos alunos um questionário diagnóstico sobre seus conhecimentos acerca do tema. Com base na coleta desses dados e na análise do material, essa pesquisa propôs material didático complementar ao tema. A análise e estudo do manual e livro didático mostraram-se relevantes, pois o mesmo foi adotado pelas escolas estaduais do município de Colorado, e desde o ano de 2014 (estando em uso até o ano de 2019) constitui-se como material base das aulas da disciplina de História para quase 1.000 estudantes anualmente, além disso a Coleção História Sociedade & Cidadania é a mais vendida no PNLD (Programa do Livro Didático Público) dos dois anos analisados, 2014 e 2017. Como conclusão, pode-se apontar que apesar de todos os avanços, ainda há deficiências no material utilizado, com o uso de textos e imagens idílicas dos povos indígenas, ignorando–se suas demandas e contextos atuais e seus problemas com a sociedade não indígena. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.403 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Indígena | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinando História e Culturas Indígenas nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profhistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dissertacao Eliane Jatoba.pdf | Profhistória | 6,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432251/2/dissertacao Eliane Jatoba.pdfDownload |
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