Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco de Camargo, José Tarcísio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Silva, Ranielly | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azeredo Mendes, Guilherme | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezan, Renan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Anunciato Franco de Camargo, Eliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vizconde Veraszto, Estéfano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-12T19:15:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-12T19:15:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | batalhanaval.rar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432244 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, as tecnologias digitais se apresentam como ferramentas capazes de contribuir positivamente para a inclusão do cego. Assim, este trabalho apresenta um jogo popular em formato digital ("batalha naval"), tendo como objetivo ser um instrumento inclusivo, ou seja, igualmente acessível por pessoas "videntes" ou cegas. Além disso, este jogo pretende explorar a utilização do "mouse" do computador por cegos, apoiado na presença de áudio-descrições. A partir do uso deste jogo, espera-se poder concluir se o uso do "mouse" é viável e igualmente confortável por cegos e se a estrutura do jogo pode contribuir com o raciocínio e coordenação motora do cego em duas dimensões. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 14,7 Mbytes | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | compactado (rar) | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | cegueira | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias assistivas | - |
Título: dc.title | Tecnologias digitais como ferramentas de integração: construção de jogos digitais inclusivos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Engenharia de Computação | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multimídia | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Batalha_Naval_5.rar | Batalha Naval v.5 (atualizado) | 16,11 MB | Unknown | /bitstream/capes/432244/3/Batalha_Naval_5.rarDownload |
batalhanaval.rar | Batalha Naval - Jogo com características inclusivas para cegos | 15,08 MB | Unknown | /bitstream/capes/432244/2/batalhanaval.rarDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons