Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alencar, Milene Antunes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Feitosa, Raphael Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-11T17:00:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-11T17:00:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Biologia Indígena | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O site "A Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica" se configura como um Produto Educacional integrante de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido em parceria com a comunidade que compõe a Escola Indígena(EI) Tapeba do Trilho. As atividades apresentadas no site são fruto de uma experiência intercultural entre pesquisadores e comunidade escolar, por meio de vivências junto à Escola Indígena Tapeba do Trilho na construção dos trabalhos produzidos para a XVIII Feira Cultural do Povo Tapeba e na XIX Festa da Carnaúba, ocorrida em 20 de outubro de 2018. Respeitando as práticas diferenciadas, a autonomia da escola e o compromisso com a (re)afirmação da identidade da comunidade Tapeba do Trilho, as atividades pedagógicas buscam interligar os saberes tradicionais com as questões socioambientais por meio da educação ambiental crítica e da investigação científica. O trabalho foi desenvolvido a partir de 3 etapas: atividades de campo na escola e na Festa da Carnaúba; entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências e Biologia e com a diretora e liderança da comunidade; e construção de mapas falantes com estudantes de Ensino Médio. A partir desse percurso metodológico trilhado, foi realizado um inventário dos temas e conteúdos abordados pela escola, que foram compilados e divulgados neste Produto Educacional (site), incorporando ao conhecimento popular a investigação científica pautada na Educação ambiental crítica. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1923 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnobiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático diferenciado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povo Tapeba | - |
Título: dc.title | A Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Biologia Indígena.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432243/2/Produto Educacional Biologia Indígena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons