A Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Ceará-
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Milene Antunes de-
Autor(es): dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-11T17:00:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-11T17:00:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Biologia Indígena-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432243-
Resumo: dc.description.abstractO site "A Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica" se configura como um Produto Educacional integrante de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido em parceria com a comunidade que compõe a Escola Indígena(EI) Tapeba do Trilho. As atividades apresentadas no site são fruto de uma experiência intercultural entre pesquisadores e comunidade escolar, por meio de vivências junto à Escola Indígena Tapeba do Trilho na construção dos trabalhos produzidos para a XVIII Feira Cultural do Povo Tapeba e na XIX Festa da Carnaúba, ocorrida em 20 de outubro de 2018. Respeitando as práticas diferenciadas, a autonomia da escola e o compromisso com a (re)afirmação da identidade da comunidade Tapeba do Trilho, as atividades pedagógicas buscam interligar os saberes tradicionais com as questões socioambientais por meio da educação ambiental crítica e da investigação científica. O trabalho foi desenvolvido a partir de 3 etapas: atividades de campo na escola e na Festa da Carnaúba; entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências e Biologia e com a diretora e liderança da comunidade; e construção de mapas falantes com estudantes de Ensino Médio. A partir desse percurso metodológico trilhado, foi realizado um inventário dos temas e conteúdos abordados pela escola, que foram compilados e divulgados neste Produto Educacional (site), incorporando ao conhecimento popular a investigação científica pautada na Educação ambiental crítica.-
Tamanho: dc.format.extent1923 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEtnobiologia-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático diferenciado-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectPovo Tapeba-
Título: dc.titleA Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica-
Tipo de arquivo: dc.typeportal-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons