Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Vale do Taquari - Univates | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GEWEHR, Diógenes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | QUARTIERI, Marli Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARCHI, Miriam Ines | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DEL PINO, José Cláudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-05-08T11:43:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-05-08T11:43:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional EduCapes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A tecnologia está permeando a vida das pessoas diariamente, se fazendo presente nos diferentes espaços que habitamos. Na sala de aula ela pode estar a serviço das práticas dos professores e ser uma potente aliada em se tratando do aprimoramento de diversos conteúdos. Este artigo tem como objetivo subsidiar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem situações pedagógicas com a utilização de softwares educacionais com seus alunos, aproximando a tecnologia digital da sala de aula. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática, que em sua totalidade pode ser considerado um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento do conteúdo seres vivos nos anos iniciais, por meio do uso de cinco softwares de acesso livre. O material desenvolvido é proveniente de atividades de discentes de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) de uma instituição comunitária do município de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul. O primeiro software (Mentimeter) foi explorado com os pós-graduandos, mediante testagem piloto em sala de aula e posterior coleta de relatos via WhatsApp. Constatou-se que os envolvidos consideraram válida a experiência e acreditam ser potente para ser desenvolvida com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando maior envolvimento e a promoção de aulas mais dinâmicas e participativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 643kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Softwares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Seres Vivos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática de softwares para trabalhar o conteúdo seres vivos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Doutorado em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estratégias de Ensino II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional EduCapes.pdf | Este produto educacional já foi publicado na revista Research, Society and Development, v. 8, n. 2, e3682768, 2019 ISSN 2525-3409 (CC BY 4.0) | 642,42 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432203/2/Produto educacional EduCapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons