Sequência didática de softwares para trabalhar o conteúdo seres vivos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Vale do Taquari - Univatespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorGEWEHR, Diógenes-
Autor(es): dc.contributor.authorQUARTIERI, Marli Teresinha-
Autor(es): dc.contributor.authorMARCHI, Miriam Ines-
Autor(es): dc.contributor.authorDEL PINO, José Cláudio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-08T11:43:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-08T11:43:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional EduCapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432203-
Resumo: dc.description.abstractA tecnologia está permeando a vida das pessoas diariamente, se fazendo presente nos diferentes espaços que habitamos. Na sala de aula ela pode estar a serviço das práticas dos professores e ser uma potente aliada em se tratando do aprimoramento de diversos conteúdos. Este artigo tem como objetivo subsidiar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem situações pedagógicas com a utilização de softwares educacionais com seus alunos, aproximando a tecnologia digital da sala de aula. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática, que em sua totalidade pode ser considerado um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento do conteúdo seres vivos nos anos iniciais, por meio do uso de cinco softwares de acesso livre. O material desenvolvido é proveniente de atividades de discentes de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) de uma instituição comunitária do município de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul. O primeiro software (Mentimeter) foi explorado com os pós-graduandos, mediante testagem piloto em sala de aula e posterior coleta de relatos via WhatsApp. Constatou-se que os envolvidos consideraram válida a experiência e acreditam ser potente para ser desenvolvida com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando maior envolvimento e a promoção de aulas mais dinâmicas e participativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent643kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftwarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSeres Vivospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleSequência didática de softwares para trabalhar o conteúdo seres vivos com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseDoutorado em Ensinopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstratégias de Ensino IIpt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Arquivos associados:
Produto educacional EduCapes.pdfEste produto educacional já foi publicado na revista Research, Society and Development, v. 8, n. 2, e3682768, 2019 ISSN 2525-3409 (CC BY 4.0)642,42 kBAdobe PDF/bitstream/capes/432203/2/Produto educacional EduCapes.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons