"Arte de guerrilha" e ensino de História: abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBertoni, Izabella Gomes Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-02T21:21:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-02T21:21:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-29-
identificador: dc.identifier.otherartedeguerrilhaensinodehistoriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432185-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado aborda a utilização de imagens artísticas como fontes para o ensino de História. Parto da ideia de que os docentes da disciplina de História usam bastante as imagens como recurso didático, porém, diversas vezes, essas imagens limitam-se a espelhar a sociedade, sem discuti-la e colocá-la de fato em debate. Diferentemente disso, nesta pesquisa, busquei trabalhar com imagens artísticas enquanto componentes e construtoras da cultura. Escolhi, como recorte temporal, o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), com destaque para os chamados “anos de chumbo”, durante a vigência do AI-5 (1968-1978). A temática que direcionou tal recorte foi a resistência à ditadura por meio da produção artística visual de uma vanguarda nacional que veio a ser conhecida como “arte de guerrilha”. Os objetos específicos de análise foram quatro obras produzidas pelo artista plástico Cildo Meireles: Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970); Tiradentes: Totem-Monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Cédula (1975-2013). Ademais, toda a elaboração deste trabalho foi pensada para culminar em uma abordagem didática do conteúdo programático acerca da ditadura civil-militar no Brasil, em sala de aula, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A fim de alcançar esse objetivo, propus-me, em primeiro lugar, realizar uma atividade com as turmas de 9º ano, nas quais eu lecionei esse conteúdo à luz dos resultados das pesquisas obtidas nesta dissertação. Em segundo lugar, propôs-se facultar aos alunos e alunas a produção de uma imagem que evidenciasse alguma questão do presente que gostariam de destacar. Os resultados obtidos com essa atividade demonstraram a importância do uso de imagens como fontes para o ensino de História e de propostas diversificadas na construção significativa de conhecimentos pelos/as estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehtmlpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessos históricos recentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte de guerrilha.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura civil-militar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCildo Meireles.pt_BR
Título: dc.title"Arte de guerrilha" e ensino de História: abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meirelespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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