Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Sheyla Francielle Mayer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-30T18:24:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-30T18:24:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História voltada aos Anos Iniciais pode mobilizar uma aprendizagem que considera a relação do aluno com um conteúdo ou conhecimento histórico? No percurso da investigação o lugar da História foi (re)pensado a partir da sua dissolução com o advento dos Estudos Sociais. Nesse sentido, coube a primeira etapa a realização de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência a análise de documentos que reintroduziram o ensino de História na educação básica brasileira a partir do final da década de 1980 e início da 1990. Para analisar as ações pedagógicas e a formação de professores por meio de questionário tomou-se como pressupostos de investigação as seguintes autoras: Hilary Cooper e Isabel Barca. Os resultados nos levaram a perceber que existe uma distância entre o que se discute para o Ensino de História e a prática pedagógica cotidiana de professores dos Anos Iniciais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História dos Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons