Ensino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Sheyla Francielle Mayer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-30T18:24:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-30T18:24:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-13-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432150-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História voltada aos Anos Iniciais pode mobilizar uma aprendizagem que considera a relação do aluno com um conteúdo ou conhecimento histórico? No percurso da investigação o lugar da História foi (re)pensado a partir da sua dissolução com o advento dos Estudos Sociais. Nesse sentido, coube a primeira etapa a realização de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência a análise de documentos que reintroduziram o ensino de História na educação básica brasileira a partir do final da década de 1980 e início da 1990. Para analisar as ações pedagógicas e a formação de professores por meio de questionário tomou-se como pressupostos de investigação as seguintes autoras: Hilary Cooper e Isabel Barca. Os resultados nos levaram a perceber que existe uma distância entre o que se discute para o Ensino de História e a prática pedagógica cotidiana de professores dos Anos Iniciais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História dos Anos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Histórica.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de História nos anos iniciais: reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons