Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Maria Bethânia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-30T17:55:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-30T17:55:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | História da África e dos africanos no Ensino Fundamental: análise de uma abordagem didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432149 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas da rede pública, com foco na História da África e na História e Cultura afro-brasileira presentes no volume do 6º ano. A pesquisa buscou compreender quais conteúdos relativos à África e aos africanos são apresentados aos alunos e como o tema foi abordado. O livro foi tratado como fonte, tendo sido realizado levantamento dos textos e imagens, bem como as orientações do Manual do Professor. Durante a pesquisa foram selecionadas três vertentes de orientação teórico-metodológica, as propostas pelos autores da Coleção História Geral da África, publicada pela Unesco; a afrocentricidade, defendida por vários autores e a experiência africana na diáspora, de Stuart Hall. Juntamente com a análise do livro didático, foram propostas sugestões de ampliação do conteúdo com possibilidades de abordagem sobre o tema a fim de trazer para a sala de aula uma perspectiva fundamentada na centralidade da experiência africana. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | História da África e dos africanos no Ensino Fundamental: análise de uma abordagem didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons