Emoções e gênero: a resistência de alunas participantes do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Bruna Navarone-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Cristiane Nogueira-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Isabela Cabral Félix de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-28T20:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-28T20:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherSANTOS, Bruna Navarone.; BRAGA, Cristiane Nogueira. ; SOUSA, Isabela Cabral Félix. Emoções e gênero: a resistência de alunas participantes do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero [recurso eletrônico] : 13th. Women's Worlds. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432145-
Resumo: dc.description.abstractO Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) recebe jovens nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz. Esta instituição é dedicada à saúde pública brasileira e os (as) incentiva a seguir carreiras científicas há trinta anos. Este programa de iniciação científica historicamente tem predominância feminina. Considerando que existem aprendizagens e profissões tradicionalmente caracterizadas como femininas e masculinas, investigamos se as emoções estão relacionadas a estereótipos de gênero nos relatos de alunos (as) do Provoc-Fiocruz sobre suas expectativas, experiências e escolhas acadêmicas e/ou profissionais. Foram revistas entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2006, com oito moças e sete rapazes participantes da iniciação científica. Identificamos mais moças do que rapazes escolhendo seguir carreira em Medicina. Também se constatou restrição de algumas famílias apenas para as moças se engajarem em atividades acadêmicas. Diante deste contexto, percebemos que as alunas expressam resistência aos estereótipos de gênero desfavoráveis a sua participação em carreiras científicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,91 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEmoçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIniciação Científicapt_BR
Título: dc.titleEmoções e gênero: a resistência de alunas participantes do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruzpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseIniciação Científicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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